Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Observação: Faça o cadastro no site e estando logado, utilize o template disponível para formatação do artigo. Disponível em: https://iberoamericanic.org/rev/$$$call$$$/api/file/file-api/download-library-file?libraryFileId=2
  • 1. Os artigos submetidos à apreciação da Revista RIC devem ser inéditos, no Brasil e no exterior, não estando sob processo de avaliação para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Trabalhos publicados em anais de eventos científicos podem ser submetidos, desde que tenham sido incorporadas melhorias significativas (vinda de feedback) em relação à versão já publicada no evento científico. Se o artigo tiver sido divulgado anteriormente, em formato impresso ou eletrônico, como working paper, texto para discussão ou formato semelhante, o autor deve retirá-lo de circulação durante o processo de revisão por RIC e, caso seja aceito para publicação, garantir que sua publicação ocorra somente neste periódico.
  • 2. O trabalho a ser submetido segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • 3. O número máximo de autores por artigo é quatro, ordenados segundo a contribuição de cada um para o texto.
  • 4. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (.doc, .docx), e não podem ultrapassar 2MB.
  • 5. Ao submeter o artigo o(s) autor(es) deve(m) estar(em) ciente(s) que:
    a) O artigo está escrito de forma correta em termos gramaticais, sendo de responsabilidade dos autores a providência da versão de avaliação do paper revisada por revisores profissionais. Os pareceristas não farão correções;
    b) O artigo, após aprovado pelos pares e com o aval de publicação, somente será definitivamente aprovado para publicação se o texto seguir de maneira correta as normas ortográficas e gramaticais da língua portuguesa, inglesa (Inglês-EUA) e/ou espanhola;
    c) O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);
  • 6. Carta ao editor: Junto com o artigo deve ser encaminhado carta ao editor que explicite a contribuição científica do artigo com a devida justificativa de como ele contribui. No caso de trabalho publicado em anais de eventos científicos, torna-se relevante mencionar o fato na carta, bem como citar as principais melhorias incorporadas no mesmo. Essa carta deve se resumir a apenas uma página e deve ser submetida como Documento Suplementar ao artigo.
  • 7. Todos os artigos submetidos e publicados na Revista devem ser originais, não tendo sido publicados em nenhum periódico previamente e em nenhum livro ou manuscrito científico. Os artigos devem ter caráter inédito.
  • 8. Ao submeter um artigo para avaliação, todos autores e coautores assumem o compromisso de realizarem a avaliação de até 2 (DOIS) artigos de outros autores, no sistema Double Blind Review.

Diretrizes para Autores

O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a versão preliminar apresentada em anais de eventos científicos nacionais e internacionais;

•Visando a internacionalização, a partir de 2022, os artigos aceitos para a publicação, nos idiomas português e espanhol, deverão ter uma versão no idioma inglês;

•Em virtude do grande número de submissões de artigos teóricos, a RIC priorizará os artigos oriundos de pesquisa empíricas;

•O artigo submetido à RIC será avaliado primordialmente quanto a seu mérito científico;

• O artigo pode ser submetido em português, espanhol ou inglês;

• O artigo deverá ter no máximo quatro autores;

• A RIC estimula a participação, em regime de fast track dos melhores artigos apresentados em congressos da área. Vale ressaltar que esses artigos passam pela avaliação double blind review e são submetidos aos mesmos critérios de seleção adotados em relação aos demais textos;

• O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;

• O Editor pode aceitar ou não o artigo submetido para publicação, de acordo com a política editorial do periódico;

• O Editor pode sugerir alterações do artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria quanto em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA);

• Os artigos devem ser escritos em linguagem clara e objetiva. O autor deve evitar a linguagem coloquial, jargões da área e termos técnicos sem a devida explicação;

• É fundamental que os textos sejam submetidos à revisão de português, pois artigos com problemas dessa natureza serão rejeitados;

Normas para publicação (DOWNLOAD TEMPLATE).

• O arquivo deve estar em formato Microsoft Word ou RTF, não podendo ultrapassar 2MB;

• Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA).

• O texto deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 em espaço simples e alinhamento justificado;

• Nos parágrafos, o recuo especial da primeira linha é de 1,25cm e não há espaçamento entre eles;

• O layout da página deve ser feito em papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm);

• Os artigos devem ter, no mínimo, 14 e, no máximo, 17 páginas, incluindo tabelas, notas e referências.

• A seguinte estrutura deve ser seguida na redação do artigo: título, resumo, palavras-chave, abstract, key-words, introdução, fundamentação teórica, método de pesquisa, resultados da pesquisa, análise e discussão dos resultados, considerações finais (principais conclusões, limitações da pesquisa e recomendações para futuros estudos) e as referências;

• O título do trabalho e das seções do artigo devem ser escritos em caixa alta e os subtítulos em caixa baixa, ambos em negrito com numeração arábica correspondente;

• Não é permitido incluir subtítulo imediatamente após um título ou um subtítulo, é necessário, pelo menos, um parágrafo que os separe;

• Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto, e escritos em fonte 10;

• O resumo estruturado deve ter, no máximo, 250 palavras e ressaltar o objetivo, o método de pesquisa e os principais resultados; bem como o abstract correspondente, a saber:

Objetivo: descrever o objetivo do estudo e problema/questão de pesquisa.

Referencial teórico: apresentar as principais bases teóricas que fundamentam a pesquisa.

Método: apresentar a metodologia utilizada no estudo, bem como as técnicas de pesquisa utilizadas. 

Resultados e conclusão: apresentar os principais resultados e achados da pesquisa.

Implicações da pesquisa: principais contribuições gerenciais, acadêmicas e/ou sociais da pesquisa.

Originalidade/valor: descrever a contribuição do estudo, para o avanço da ciência na área e/ou práticas de gestão socioambiental das organizações, alinhado ao escopo da RIC.

Palavras-chave: mínimo 4 e Máximo 6 palavras-chave.

• O(s) autor(es) devem destacar de quatro a seis palavras-chave que indiquem o conteúdo do trabalho; assim como as Keywords correspondentes; • Negritos devem ser utilizados apenas em títulos e subtítulos;

• Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico, enquanto neologismos ou acepções incomuns entre “aspas”;

• As notas devem ser evitadas, quando utilizadas devem servir para explicar ou esclarecer, de maneira sucinta, e não se confundir com referência à fonte; devem vir no final do texto, com numeração sequencial em algarismos arábicos;

• O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais, problemas dessa natureza levarão a recusa do texto pelo editor;

• O artigo aprovado para publicação será submetido à edição final e à revisão ortográfica e gramatical;

• Não deve haver identificação do(s) autor(es) no corpo do trabalho. Em página separada deverão ser apresentado(s) o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo relatando a experiência acadêmica e/ou profissional, endereço, números de telefones, fax e emails;

• No sistema OJS, adotado pela RIC, o autor (es) terá a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitar as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais;

• O Sistema OJS anota a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do artigo, sendo que o autor (es) pode acompanhar o status de seu artigo, automaticamente pelo sistema;

• O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • O artigo deve ser submetido, somente online, ao site submissions.

Artigos

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Relato Técnico-Científico

Define-se relato técnico como o produto final de um trabalho (pesquisa aplicada ou a produção técnica) que descreve uma experiência nas organizações.

Artigos Indicados

Indicações de artigos relevantes à área

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