AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ESTRATÉGICO DO SOFTWARE DE ASSESSORIA EDUCACIONAL EM FUNÇÃO DOS CRITÉRIOS DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS

Carolina de Sousa Martins Melo, Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra, Josué Vitor de Medeiros Júnior, Dennys de Azambuja Elali

Resumo


As metodologias de análise de recursos originárias da Visão Baseada em Recursos, como o modelo proposto por Mills (2002) e o VRIO proposto por Barney e Hesterly (2007), são correntes de pensamento renomadas na área de estratégia empresarial, porém são atividades de difícil aplicação prática nas organizações. A partir disso, este artigo tem como objetivo analisar a vantagem competitiva gerada por um software interno de gestão organizacional para uma empresa que realiza assessoria educacional por todo o nordeste do Brasil e tem sua sede em Natal no Rio Grande do Norte. Para realizar tal atividade a coleta dos dados foi feita através de um questionário com perguntas abertas dirigidas aos sócios diretores da empresa, seguido de uma entrevista para maiores esclarecimentos de dúvidas. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, através do método estudo de caso. Os resultados demonstraram que o software gera vantagem competitiva a empresa, porém essa não é sustentável devido a sua fácil imitabilidade.


Palavras-chave


Vantagem Competitiva; Recursos; Estratégia.

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DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v5i1.111

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