Editorial - jan./mar. 2015

Alfredo Passos da Silva

Resumo


É com prazer que lhes apresento o número 1 do volume 5 de 2015. Nesta edição o primeiro artigo a ser aprovado foi da autora Vanessa Caroline Lazaro Silva e do autor Leonardo Augusto Amaral Terra “Business intelligence como fator decisivo na competitividade empresarial: uma análise a partir de multicasos” onde apresentam um estudo, que analisam como o BI influencia na estratégia e no processo de tomada de decisão as empresas de grande porte, através de métodos qualitativos, utilizando-se de entrevistas estruturadas para realização de estudo dos casos analisados. Esse estudo permite enxergar que o BI está diretamente ligado aos processos de tomada de decisão e pode proporcionar informações estruturadas sobre os processos e as situações em que as empresas se encontram, organizando assim de maneira coerente e coesa um bom posicionamento estratégico.

O segundo artigo apresenta um estudo através da abordagem de coaching de vida realizado no setor de notas fiscais de uma empresa da serra gaúcha, visando o desenvolvimento interpessoal de seus colaboradores. Para tanto, foi aplicado um questionário condizente com a realidade organizacional, identificando as necessidades dos funcionários e propondo melhorias nos aspectos carentes do coachee. Com base em estudos do modelo de Wilber e na metodologia GROW, é proposto um método de coaching adequado com o título “Coaching de vida: autodesenvolvimento voltado à satisfação”. Foi escrito por Thiago Paese Savaris, Priscila Bresolin Tisott, Daniele Nespolo, Jane Rech.

O terceiro artigo “Avaliação do potencial estratégico do software de assessoria educacional em função dos critérios da visão baseada em recursos” dos autores: Carolina de Sousa Martins Melo, Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra, Josué Vitor de Medeiros Júnior, Dennys de Azambuja Elali analisa a vantagem competitiva gerada por um software interno de gestão organizacional para uma empresa que realiza assessoria educacional por todo o nordeste do Brasil e tem sua sede em Natal no Rio Grande do Norte. Para realizar tal atividade a coleta dos dados foi realizada através de um questionário com perguntas abertas dirigidas aos sócios diretores da empresa, seguido de uma entrevista para maiores esclarecimentos de dúvidas. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, através do método estudo de caso. Os resultados demonstraram que o software gera vantagem competitiva a empresa, porém essa não é sustentável devido a sua fácil imitabilidade.

Por sua vez, a autora Paula Assis Barbosa em seu artigo “Inteligência compartilhada: uma análise entre inteligência competitiva e estratégias de comunicação” vem identificar e examinar como a área de inteligência competitiva pode auxiliar nas múltiplas áreas estratégicas da empresa, utilizando a comunicação para compartilhar conhecimento. O artigo está estruturado em três partes, sendo a primeira uma introdução sobre o tema escolhido, contextualizando o leitor ao objeto de estudo e sua justificativa. A segunda parte é dedicada a revisão do referencial teórico disponível, levando em consideração literaturas relevantes ao tema, com foco específico em sistematizar o conhecimento científico disponível sobre o conceito de inteligência competitiva e sobre comunicação, abordando rapidamente o conceito de cultura organizacional. Na terceira parte são pontuadas as considerações finais, onde conclui-se que a literatura indica que a hipótese deste estudo se comprova: comunicar o conhecimento de forma efetiva entre as diversas áreas da empresa pode refletir na assertividade das estratégias e aumentar sua competitividade no mercado.

 

Muito Obrigado uma vez mais aos que nos apoiam com seus estudos.

Boa leitura.

 

Prof. Dr. Alfredo Passos

Editor Chefe

Palavras-chave


Inteligência compartilhada; Competitividade empresarial; Coaching de vida;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v5i1.113

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

                                                                              Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período