USO DE FEIRAS DE NEGÓCIOS EM PROCESSOS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Joice Rodrigues Mendonça, Leonardo Guimarães Garcia

Resumo


Objetiva apresentar o uso de uma feira de negócios do setor gráfico num processo de Inteligência Competitiva (IC) para uma startup produtora de software. Utilizou-se a Pesquisa-Ação como método de pesquisa, tendo a Expoprint Latin America 2014 como a feira utilizada. A coleta de informações na feira combinou dados cedidos pelos organizadores do evento, questionários aos participantes e análise in loco dos estandes da concorrência. Após a análise dessas informações, preparou-se um relatório de IC focado no desenvolvimento da estratégia. Esse conteúdo foi entregue e discutido em reuniões com os proprietários da startup, que o avaliaram e apresentaram suas impressões por meio de entrevistas semiestruturadas. Tanto as conclusões advindas das análises quanto a opinião dos proprietários da startup indicam a viabilidade e a efetividade do uso das feiras de negócio em processos de IC com essa finalidade.

Palavras-chave


Inteligência Competitiva; Feira de Negócios; Startup; Setor Gráfico; Software; Estratégia Competitiva

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v5i3.128

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

                                                                              Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período