ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DO SETOR DE GASTRONOMIA DE CAXIAS DO SUL

Autores

  • Osvaldo Alencar de Oliveira Billig Bacharel em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialização - MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Mestrando em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
  • Verena Alice Borelli
  • Deise Taiana de Ávila Dias
  • Jane Rech

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i1.131

Palavras-chave:

Estratégias, Competitividade, Gastronomia

Resumo

As estratégias competitivas de Porter (1980) são evidenciadas com frequência na literatura, com maior número de estudos realizados, desenvolvidas e analisadas em diferentes setores em termos da sua aplicabilidade. O objetivo deste estudo é identificar as forças e as fraquezas que afetam as estratégias competitivas e suas causas básicas.  De natureza qualitativa exploratório e como método central de pesquisa a análise de conteúdo. Como procedimento técnico utilizou-se o estudo de caso em cinco empresas do setor gastronômico na cidade de Caxias do Sul RS, o instrumento de coleta de dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada. Os entrevistados foram os gestores. Os resultados apontaram que apesar de todos os esforços e resultados obtidos pelas empresas, entende-se que o foco da competitividade está na qualidade de atendimento ao cliente.

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Biografia do Autor

Osvaldo Alencar de Oliveira Billig, Bacharel em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialização - MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Mestrando em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Atuou como Professor e Coordenador do Curso Tecnológico em Logística; Professor e Coordenador do Curso Tecnológico em Gestão Comercial na Faculdade de Tecnologia TECBrasil (FTEC). Experiência em ministrar aulas na modalidade a distância( EaD), com uso da ferramenta Moodle; Experiência em planejamento e estruturação de planos pedagógicos de cursos na modalidade EaD e presencial na Faculdade São Lucas (FSL); Orientador e avaliador dos Trabalhos de Conclusão de Curso (Artigo Científico), em nível de Pós-graduação da Faculdade de Pimenta Bueno (FAP).

Verena Alice Borelli

Cursando Mestrado na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração com ênfase em Recursos Humanos pela Faculdade da Serra Gaúcha, FSG, Brasil.

Deise Taiana de Ávila Dias

Cursando Doutorado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil. Bolsista PROSUP/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Bacharela em Administração pela Faculdade da Serra Gaúcha - Gestão de Negócios (2012). Tem experiência em administração de empresas, gestão financeira, gestão de custos e gestão de pessoas.

Jane Rech

Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2007), Doutorado-Sanduíche em Comunicação pela Université Stendhal Grenoble 3 (França 2005), Mestrado em Ciências da Comunicação - Processos Midiáticos pela UNISINOS (2002), Especialização em Administração em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (1997) e graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela UCS (1988). É professora titular do Centro de Ciências da Comunicação e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade na UCS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional, trabalhando principalmente com os seguintes temas: relações públicas, processos e gestão da comunicação; abordagens sistêmicas; práticas de comunidade; humanização e espiritualidade do/no ambiente de trabalho; comunidades de prática; ambientes virtuais de aprendizagem.

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Publicado

2016-03-10

Como Citar

Billig, O. A. de O., Borelli, V. A., Dias, D. T. de Ávila, & Rech, J. (2016). ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DO SETOR DE GASTRONOMIA DE CAXIAS DO SUL. Revista Inteligência Competitiva, 6(1), 1–24. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i1.131

Edição

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