INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO MERCADO DE BUSINESS PROCESS OUTSOURCING (BPO) : ESTUDO DE MÉTODOS APLICADOS

Frederico Vidigal

Resumo


Abordou métodos de Inteligência Competitiva em uma empresa de Business Process Outsourcing (BPO). Como problema, detectou-se uma lacuna na literatura, sobretudo de Administração, envolvendo abordagens empíricas de métodos de Inteligência Competitiva. Objetivou-se investigar como são definidas as necessidades de informação, periodicidade, captação externa e interna, fontes e produtos de inteligência. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa e descritiva envolveu entrevistas semiestruturadas com gestores de IC.  Constatou-se o uso de análises estratégicas mercadológicas, fontes de informação externas e internas, informações mapeadas de forma cíclica e por terceiros. A definição de necessidades parte da diretoria comercial, que gera produtos informacionais para a decisão estratégica.


Palavras-chave


Inteligência Competitiva. Inteligência de Mercado. Necessidades. Fontes e produtos de informação.

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DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v6i2.152

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