INTELIGÊNCIA PARA COMPETITIVIDADE: O PAPEL DO CONHECIMENTO NA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO

Alexandre Takeshi Ueno, Neri dos Santos, Gertrudes Dandolin

Resumo


O artigo apresenta o contexto da Inteligência Competitiva na promoção da Inovação, investigando o papel do conhecimento na identificação de oportunidades como fonte de vantagem competitiva das empresas. A investigação foi conduzida com o método da revisão de literatura realizada de forma sistemática, identificando estudos de caso com evidências empíricas sobre o tema pesquisado. A pesquisa apresenta como resultado, que o conhecimento permite ampliar as capacidades empresariais estabelecidas, criar pontes entre a ideia e sua exploração comercial, bem como preparar as empresas para a inovação de ruptura. Conclui que as oportunidades baseadas em conhecimento são essenciais para o processo de inteligência competitiva, induzindo e fortalecendo a capacidade inovativa das empresas.


Palavras-chave


Conhecimento; Identificação da Oportunidade; Inovação

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DOI: http://dx.doi.org/10.24883%2Fric.v6i2.166

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