MODELO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: UMA PROPOSTA PARA MONITORAMENTO E PROSPECÇÃO DE CLIENTES NA COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS – CEMIG

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra

Resumo


O trabalho descreve as dificuldades de se obter informações devido ao excesso de volume informacional disponível e aborda a proposição de uma atividade de inteligência competitiva para a Diretoria Comercial da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), denominada Mapeamento de novos investimentos. Foi utilizado um modelo com 5 etapas, sendo o levantamento das necessidades de informação, coleta e tratamento das informações, análise final, disseminação e avaliação. Foi também realizada uma pesquisa descritiva com o intuito de se avaliar o serviço de inteligência fornecido à CEMIG. Para finalizar, foram apresentadas as principais conclusões e recomendações para o serviço avaliado no estudo, bem como sugestões de melhoria e estudos futuros.


Palavras-chave


Inteligência competitiva; Avaliação de fontes e serviços de informação; Qualidade da informação; Clientes livres; Setor elétrico brasileiro

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v6i4.189

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

                                                                              Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período