Comprometimento Organizacional: Estudo do Modelo Tridimensional em uma Cooperativa de Crédito na Capital Gaúcha

Sheila Cristina Tavares de Oliveira Bassani, Flávia Camargo Bernardi, Mikael Dalberto, Maria Emilia Camargo, Uiliam Hahn Biegelmeyer

Resumo


Diante da competitividade existente no mercado e das dificuldades relacionadas à gestão de pessoas, a análise do comprometimento organizacional tem se tornado relevante para as organizações que almejam crescimento sustentável. O comprometimento no ambiente do cooperativismo é particular, haja vista a dupla natureza das cooperativas, sendo estas, ao mesmo tempo, entidade social e empresa inserida no mercado, necessitando de colaboradores na gestão qualificados e que ao mesmo tempo ponderem quanto aos princípios da filosofia cooperativista da instituição. Desta forma, o sentimento de compromisso para com o desempenho da cooperativa pode ser direcionado a partir de estratégias de gestão de pessoas adequadas, desde que estas contemplem o conhecimento acerca das variáveis que mais contribuem para a geração deste sentimento em seus colaboradores. A partir disso, o estudo pretende identificar a dimensão de comprometimento predominante nos colaboradores da região de Porto Alegre em uma cooperativa de crédito, com base no modelo tridimensional proposto por Meyer e Allen (1991), buscando conhecer as variáveis que podem influenciá-lo, apresentando ainda sugestões de melhoria a partir destes resultados. Para tanto, o estudo teve como metodologia a pesquisa descritiva, por meio do estudo de caso, com abordagem quantitativa, utilizando-se um instrumento já validado cientificamente, junto a um grupo de 115 colaboradores ativos da cooperativa. Os resultados apontam a existência do alto grau do componente afetivo, destacando-se ainda, as variáveis interesse pela empresa e orgulho de pertencer.


Palavras-chave


Comprometimento Organizacional; Gestão de pessoas

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DOI: http://dx.doi.org/10.24883%2Fric.v7i1.195

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