MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NA BASE SPELL

Autores

  • Mayara Pires Zanotto Universidade de Caxias do Sul
  • Juliano Uecker de Lima Universidade de Caxias do Sul
  • Diego Luís Bertollo Universidade de Caxias do Sul
  • Adrieli Pereira Radaeli Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiano Larentis Universidade de Caxias do Sul
  • Eric Henry Charles Dorion Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i1.210

Palavras-chave:

Aprendizagem, Aprendizagem organizacional, Bibliometria, Spell.

Resumo

Aprendizagem organizacional é vista como baseada em rotina, dependente de histórias e orientada para um resultado. Organizações são vistas como aprendizado por meio de inferências que codificam da história para rotinas que guiam o comportamento. Diante desta perspectiva, este estudo procurou mapear a produção cientifica brasileira sobre aprendizagem organizacional na base de dados Spell, publicados a partir do ano de 2000. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, com finalidade exploratório-descritiva. Adotou-se como procedimento técnico pesquisa documental e levantamento operacionalizado através de análise bibliométrica. Dos 93 artigos analisados, 91 deles trabalham com a perspectiva da Aprendizagem Organizacional, enquanto 2 artigos posicionam-se na corrente da Desaprendizagem Organizacional. Existe uma ascensão de publicação a partir de 2011, predominância de publicações com dois autores e em revistas de Qualis elevado.

Palavras-chave:  Aprendizagem. Aprendizagem organizacional. Bibliometria. Spell.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Pires Zanotto, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração

Universidade de Caxias do Sul

Juliano Uecker de Lima, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando em Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração

Universidade de Caxias do Sul

Diego Luís Bertollo, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando em Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração

Universidade de Caxias do Sul

Adrieli Pereira Radaeli, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração

Universidade de Caxias do Sul

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul

Professor Doutor do Mestrado e Doutorado em Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração

Universidade de Caxias do Sul

Eric Henry Charles Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Professor Doutor do Mestrando e Doutorado em Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração

Universidade de Caxias do Sul

Referências

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun., 2006.

ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizational learning: A theory of action perspective. Reading, MA: Addison-Wesley, 1978.

BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G.; LOIOLA, E. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 39, n. 3, 2004.

BUFREM, L.; PRATES, Y. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, v. 34, n. 2, p. 9-25, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000200002

CAPES. Classificação da produção intelectual. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual>. Acesso em: 22 jan. 2016.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia para alunos de graduação e pós-graduação. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

CYERT, Richard M; MARCH, James G. A behavioral theory of the firm. Englewood Cliffs, NJ, v. 2, 1963.

DIXON, N. The organizational learning cycle. New York: McGraw-Hill, 1994.

DUNCAN, R. B. Modifications in decision structure in adapting to the environment: Some implications for organizational learning. Decision Sciences, 705-725, 1974. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-5915.1974.tb00649.x

DUNCAN, R. B.; WEISS, A. Organizational learning: Implications for organizational design. In B. Staw (Ed.), Research in organizational behavior (pp. 75-123). Greenwich, CT: JAI Press, 1979.

FIOL, C. Marlene; LYLES, Marjorie A. Organizational learning. Academy of management review, v. 10, n. 4, p. 803-813, 1985. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1985.4279103

FONSECA, E. N. Bibliometria: teoria e prática. Editora Cultrix, 1986.

GARVIN, D. Building a Learning Organization. Harvard Business Review, [S. l.], p. 78-91, July/Aug., 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HAYASHI, M. C. P. I. et al. Um estudo bibliométrico da produção científica sobre a educação jesuítica no Brasil colonial. Biblios: Revista electrónica de bibliotecología, archivología y museología, n. 27, p. 1, 2007.

JELINEK, M. Institutionalizing innovations: A study of organizational learning systems. New York: Praeger 1979.

KOLB, D. et al. Experiential learning. New Jersey: Prentice-Hall Englewood Cliffs, 1984.

MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure and process. New York: McGraw-Hill, 1978. DOI: https://doi.org/10.2307/257544

MILLER, D.; FRIESEN, P. H. Momentum and revolution in organization adaptation. Academy of Management Journal, v.23, p.591-614, 1980. DOI: https://doi.org/10.2307/255551

SENGE, P. M. The art and practice of the learning organization. New York: Doubleday, 1990.

SENGUPTA, I. N. Bibliometrics, informetrics, scientometrics and librametrics: an overview. Libri, v. 42, n. 2, p. 99-135, 1992. DOI: https://doi.org/10.1515/libr.1992.42.2.75

SHRIVASTAVA, P. A typology of organizational learning systems. Journal of Management Studies, v. 20, n. 1, p. 7-28, 1983. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.1983.tb00195.x

SHRIVASTAVA, P. Strategic decision making process: The influence of organizational learning and experience. Tese de Doutorado. University of Pittsburgh, Pittsburgh, 1981.

SPELL. Scientific Periodicals Eletronic Library. Disponível em: < http://www.spell.org.br/#>. Acesso em: 2 fev. 2016.

VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 152-162, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200016

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

Zanotto, M. P., Lima, J. U. de, Bertollo, D. L., Radaeli, A. P., Larentis, F., & Dorion, E. H. C. (2017). MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NA BASE SPELL. Revista Inteligência Competitiva, 7(1), 129–153. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i1.210

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)