A CAPTURA DE SINAIS ANTECIPATIVOS PARA A INOVAÇÃO DE PRODUTO: ESTUDO COM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Carlos Eduardo Pereira, Gilberto Perez

Resumo


Com esta pesquisa, procurou-se verificar sobre a captura de sinais antecipativos nas Micro e Pequenas Empresas com a finalidade de inovar produtos. Para tanto, foram considerados os construtos da Inteligência Competitiva, sobretudo, a faceta responsável pela captura de sinais antecipativos, bem como a Inovação de Produtos. O método de pesquisa adotado foi qualitativo exploratório interpretativo, com entrevistas em profundidade norteadas por um roteiro estruturado previamente elaborado. Neste sentido, foram entrevistados cinco responsáveis pelo processo da inovação de produtos em Micro e Pequenas Empresas localizadas no Município de São Paulo, sendo que nenhuma das empresas pesquisadas possuía competição direta ou indireta para garantir que os entrevistados não omitissem informações e para evitar a contaminação de vieses de um setor específico. A análise dos dados deu-se pela utilização da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa indicaram uma característica reativa quanto à busca e posterior captura de sinais antecipativos ou informações já consolidadas no mercado. As inovações de produtos que aconteciam nas Micro e Pequenas Empresas pesquisadas foram, em quase sua totalidade, demandadas por seus clientes, de forma que as informações fossem utilizadas após a solicitação. Notou-se, igualmente, maior predisposição das Micro e Pequenas Empresas em buscar por sinais antecipativos em torno da melhoria de seus processos produtivos. Com esta pesquisa, procurou-se verificar sobre a captura de sinais antecipativos nas Micro e Pequenas Empresas com a finalidade de inovar produtos. Para tanto, foram considerados os construtos da Inteligência Competitiva, sobretudo, a faceta responsável pela captura de sinais antecipativos, bem como a Inovação de Produtos. O método de pesquisa adotado foi qualitativo exploratório interpretativo, com entrevistas em profundidade norteadas por um roteiro estruturado previamente elaborado. Neste sentido, foram entrevistados cinco responsáveis pelo processo da inovação de produtos em Micro e Pequenas Empresas localizadas no Município de São Paulo, sendo que nenhuma das empresas pesquisadas possuía competição direta ou indireta para garantir que os entrevistados não omitissem informações e para evitar a contaminação de vieses de um setor específico. A análise dos dados deu-se pela utilização da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa indicaram uma característica reativa quanto à busca e posterior captura de sinais antecipativos ou informações já consolidadas no mercado. As inovações de produtos que aconteciam nas Micro e Pequenas Empresas pesquisadas foram, em quase sua totalidade, demandadas por seus clientes, de forma que as informações fossem utilizadas após a solicitação. Notou-se, igualmente, maior predisposição das Micro e Pequenas Empresas em buscar por sinais antecipativos em torno da melhoria de seus processos produtivos. 

Palavras-chave


Inteligência Competitiva; Sinais Antecipativos; Inovação de Produtos; Micro e Pequenas Empresas; Competitive Intelligence; Weak Signals; Product Innovation; Micro and Small Enterprises

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DOI: http://dx.doi.org/10.24883%2Fric.v7i2.213

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(ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

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