Estratégia como conteúdo principal

Autores

  • Alfredo Passos ESPM

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i3.22

Resumo

Prezados leitores,

 

O volume 1, número 3 de 2011, da Revista Inteligência Competitiva traz um conjunto de cinco artigos. Os textos preponderantes deste número é a estratégia, pois o primeiro artigo Diretrizes para a condução de uma atividade de inteligência competitiva: uma análise preliminar de Paulo Henrique de Oliveira; Carlos Alberto Gonçalves e Edmar Aderson Mendes de Paula reforçam que a IC é tema em expansão da literatura estratégia e sua importância na atividade de suporte ao processo de tomada de decisão estratégica. Já o autor José Celso Contador no artigo Metodologia de campos e armas da competição aplicada ao estudo da competitividade de concessionárias chevrolet, demonstra que o modelo da Teoria da Competitividade, validado cientificamente, por ser qualitativo e quantitativo, tem vantagens em relação ao modelo de Porter, RBV e Balanced Scorecard. O artigo de Rogério Adilson Lana em Inteligência competitiva: fator-chave para o sucesso das organizações no novo milênio parte-se inicialmente para a contextualização da importância da informação, conhecimento e profissional da inteligência, que tem como finalidade garantir o gerenciamento estratégico das organizações. A revista traz nesse fascículo o professor Leonel Cezar Rodrigues e o autor Marcelo Jorge Fernandez com o artigo Alinhamento estratégico da tecnologia de informação e Inteligência competitiva reforçando que o sucesso de uma empresa hoje depende crescentemente, da estratégia de seu negócio. A estratégia de negócio, no entanto, requer eficácia operacional, sincronia entre a estratégia de negócio e os recursos capacitadores organizacionais: Tecnologia de Informação (TI) e Inteligência Competitiva (IC). A TI é o mecanismo agilizador da realização da estratégia.

Você que gosta do assunto e tem interesse em publicar em nossa revista, encaminhe seu artigo e teremos maior prazer em tê-lo como autor(a).

 

Desejamos a todos uma ótima leitura.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-13

Como Citar

Passos, A. (2012). Estratégia como conteúdo principal. Revista Inteligência Competitiva, 1(3). https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i3.22

Edição

Seção

Editorial