A Implantação de Autoatendimento em uma Rede de fast food: avaliando a percepção do consumidor

Autores

  • Sérgio Luis Ignácio de Oliveira Universidade Anhembi Morumbi
  • Claudio Gonsalves de Souza Universidade Anhembi Morumbi
  • Daniela Sfeir Sfeir Anhembi Morumbi
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i4.231

Palavras-chave:

Autoatendimento. Tecnologia. Gestão em Alimentos e Bebidas

Resumo

A implantação de novas tecnologias no autoatendimento que permitem maior satisfação para o cliente e o estabelecimento, tem ganhado espaço e grandes investimentos no ramo de food service no Brasil. Para muitas empresas o autoatendimento representa a solução de vários problemas de gestão e organização, como, por exemplo, o gerenciamento de filas. O objetivo deste artigo é expor uma avaliação direta da percepção dos clientes na utilização desta forma de atendimento em um restaurante da rede Bob’s de fast food na cidade de São Paulo. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário junto a uma amostra de usuários do próprio restaurante. Os resultados apontaram que os consumidores têm boa percepção sobre as novas tecnologias de autoatendimento, principalmente pelo conforto e rapidez. Contudo, seu uso não se mostrou como o fator principal na escolha de estabelecimentos neste segmento.

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Biografia do Autor

Sérgio Luis Ignácio de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

Professor de Marketing e Comportamento do Consumidor do mestrado profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi.

Claudio Gonsalves de Souza, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrando no programa de Metrado Profissional em Alimentos e Bebidas - Universidade Anhembi Morumbi

Daniela Sfeir Sfeir, Anhembi Morumbi

Mestrando no programa de Metrado Profissional em Alimentos e Bebidas - Universidade Anhembi Morumbi

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi

Coordenador do Mestrado Profissional em Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi

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Publicado

2018-01-10

Como Citar

de Oliveira, S. L. I., de Souza, C. G., Sfeir, D. S., & Moretti, S. L. do A. (2018). A Implantação de Autoatendimento em uma Rede de fast food: avaliando a percepção do consumidor. Revista Inteligência Competitiva, 7(4), 216–236. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i4.231

Edição

Seção

Relato Técnico-Científico