Metodologia para implantação de um projeto de registro colaborativo

Autores

  • Rodrigo Hilário Fiche Pesquisador do Centro Universitário UNA
  • Rodrigo Hilário Fiche Pesquisador do Centro Universitário UNA
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Professor Adjunto do Centro Universitário UNA
  • Luiz Claúdio Gomes Maia Professor Adjunto da Universidade FUMEC
  • Luiz Claúdio Gomes Maia Professor Adjunto da Universidade FUMEC
  • Ruthe Rebello Pires Professora Adjunta da FEAD-MG
  • Ruthe Rebello Pires Professora Adjunta da FEAD-MG

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i4.236

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Metodologia para implantação de um projeto de registro colaborativo, Workflow, Tecnologia da informação.

Resumo

O registro colaborativo entre os funcionários das organizações é um importante processo no âmbito da gestão do conhecimento. É a partir do trabalho colaborativo que os funcionários têm condições de apresentar melhores resultados em suas tarefas, bem como auxiliar no compartilhamento do conhecimento e no processo de aprendizado dos outros funcionários da empresa e, por conseguinte, gerando o registro colaborativo de informações e conhecimento. O objetivo desse trabalho é o de apresentar uma metodologia para a implantação de projetos de registro colaborativo. Assim, são apresentadas as diversas etapas ou fases necessárias para a correta implementação de atividades de registro colaborativo entre os funcionários da organização. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica, na qual foram pesquisados termos “registro colaborativo”, “metodologias de registro colaborativo”, além de “trabalho colaborativo”. Os artigos foram analisados no âmbito da gestão do conhecimento e também considerando o objetivo desse trabalho. O resultado final é uma série de etapas e passos para a implantação de um sistema de registro colaborativo nas organizações capaz de apresentar resultados adequados quanto a esse objetivo. Há de se considerar ainda que a metodologia apresentada pode ser utilizada por qualquer organização.

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Biografia do Autor

Rodrigo Hilário Fiche, Pesquisador do Centro Universitário UNA

Mestrado em Mestrado Profissional em Administração. Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.  Graduação em Engenharia Elétrica. 
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

Rodrigo Hilário Fiche, Pesquisador do Centro Universitário UNA

Mestrado em Mestrado Profissional em Administração. Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.  Graduação em Engenharia Elétrica. 
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Professor Adjunto do Centro Universitário UNA

Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - MG

Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC - MINAS

Mestre em Administração pela UFMG

Doutor em Administração pela UFMG

Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico.

Luiz Claúdio Gomes Maia, Professor Adjunto da Universidade FUMEC

Doutorado em Ciências da Informação (Conceito CAPES 6). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.  Mestrado em Ciências da Informação (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.  Graduação em Pedagogia. 
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil. 

Luiz Claúdio Gomes Maia, Professor Adjunto da Universidade FUMEC

Doutorado em Ciências da Informação (Conceito CAPES 6). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.  Mestrado em Ciências da Informação (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.  Graduação em Pedagogia. 
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil. 

Ruthe Rebello Pires, Professora Adjunta da FEAD-MG

Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas (Conceito CAPES 6). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 

Mestrado em Eficiência Energética. 
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil. 

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga Horária: 610h). 
Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, FEAMIG MG, Brasil. 

Especialização em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente. (Carga Horária: 480h). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 

Especialização em Engenharia de Telecomunicações. (Carga Horária: 182h). 
Instituto de Educação tecnológica, IETEC, Brasil.  Graduação em Engenharia Civil. 
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil. 

Ruthe Rebello Pires, Professora Adjunta da FEAD-MG

Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas (Conceito CAPES 6). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 

Mestrado em Eficiência Energética. 
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil. 

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga Horária: 610h). 
Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, FEAMIG MG, Brasil. 

Especialização em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente. (Carga Horária: 480h). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 

Especialização em Engenharia de Telecomunicações. (Carga Horária: 182h). 
Instituto de Educação tecnológica, IETEC, Brasil.  Graduação em Engenharia Civil. 
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil. 

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Publicado

2018-01-10

Como Citar

Fiche, R. H., Fiche, R. H., Cunha Moura, L. R., Maia, L. C. G., Maia, L. C. G., Pires, R. R., & Pires, R. R. (2018). Metodologia para implantação de um projeto de registro colaborativo. Revista Inteligência Competitiva, 7(4), 251–266. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i4.236

Edição

Seção

Relato Técnico-Científico

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