Desafios para o comprador internacional

Autores

  • Marcelo Novello Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Birch Gonçalves Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i4.240

Palavras-chave:

Comprador internacional. Cadeia de suprimento. Global sourcing. Compras.

Resumo

A intensificação das relações de comércio internacional tem modificado a atuação e a importância estratégica do profissional da área de compras internacional. O objetivo desse estudo é identificar os fatores determinantes para a performance do comprador de bens e serviços provenientes de fora do Brasil, além disso, quais são as maiores dificuldades encontradas e quais são os fatores críticos de sucesso. Para tanto se realizou um estudo descritivo com abordagem quantitativa, no qual se analisaram 55 questionários com auxílio de ferramentas de análise estatística descritiva e cruzamento de dados. Por meio dos resultados obtidos, foi possível verificar que, conhecimento em idiomas, habilidade de negociação, conhecimento técnico, comunicação interpessoal, capacidade analítica e ética são as principais características que devem compor as habilidades do comprador/negociador internacional. Além dessas características, o estudo revelou dificuldades durante as negociações devido a diferenças culturais e a dificuldades do idioma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Novello, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Comércio Internacional

Gestor de compras em empresa metal mecânica

Roberto Birch Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração – UFRGS

Diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Prof. Mestrado em Gestão Vitivinícola

 

Referências

ANTRAS, P.; ELHANAN H. Global sourcing. Journal of Political Economy. v.112, n. 3, p. 552-580. 2004. DOI: https://doi.org/10.1086/383099

ARNOLD, J. R. Administração de materiais: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1999. 521p.

BALLOU, H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. x, 616 p.

BOWERSOX, J.; CLOSS, J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001. 594 p.

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 4.ed. São Paulo: Pearson, 2011. xvi, 520 p.

COOPER, M. C.; ELLRAM, L. M. Characteristics of Supply Chain Management and the implications for purchasing and logistics strategy. The International Journal of Logistics Management, v. 4, n. 2, p. 13-24, 1993. DOI: https://doi.org/10.1108/09574099310804957

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. Métodos de pesquisa em administração. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000300016

CROTTS, J. C.; TURNER, G. B. Determinants of intra-firm trust in buyer-seller relationships in the international travel trade. International Journal of Contemporary Hospitality Management. v. 11, n. 2/3, p. 116-123. 1999. DOI: https://doi.org/10.1108/09596119910251020

DORNIER, P. P.; ERNST, R.; FENDER, M.; KOUVELIS, P. Logística e Operações Globais: texto e casos. São Paulo: Atlas, 2000. 721 p.

ELLRAM L. M. Supply Chain Management: The Industrial Organization Perspective, International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 21, n. 1, pp.13-22, 1991. doi: 10.1108/09600039110137082 DOI: https://doi.org/10.1108/09600039110137082

GIUNIPERO, L. C. A skill based analysis of the world class purchaser. Center of Advanced Purchasing Studies. 2000.

GAVIRAGHI, M.; LAZZARI, F.; MILAN G.S. A influência das características culturais brasileiras na negociação internacional. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 9, n. 1, p. 3 - 31, 2016. DOI: https://doi.org/10.19177/reen.v9e1201658-94

GONÇALVES, P. S. Administração de materiais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

GRIMMB, C. M.; RIBBINK, D. The impact of cultural differences on buyer–supplier negotiations: An experimental study. Journal of Operations Management. [s.l], p. 114-126. 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jom.2014.01.004

HAKSANSSON, H.; WOOTZ, B. Risk reduction and the industrial purchaser. European Journal of Marketing, v. 9. n. 1, p. 35-51. 1975. DOI: https://doi.org/10.1108/EUM0000000005056

HONG, Y. C. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: Supply chain. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001. 182 p.

IVANOVA, M.; WECK, M. The importance of cultural adaptation for the trust development within business relationships. Journal of Business & Industrial Marketing. v. 28. n 3, p. 210-220. 2013. doi: 10.1108/08858621311302868. DOI: https://doi.org/10.1108/08858621311302868

JOHNSON, F. P.; KLASSEN, R. D.; LEENDERS, M. R.; FEARON, H. E. Determinants of purchasing team usage in the supply chain. Journal of Operations Management. v. 20. n.1. p. 77-89. 2002. DOI: https://doi.org/10.1016/S0272-6963(01)00078-X

JONASSON, C.; LAURING, J. Cultural differences in use: the power to essentialize communication styles. Journal of Communication Management. v. 16, n 4, p.405-419, 2012. doi:10.1108/13632541211279030. DOI: https://doi.org/10.1108/13632541211279030

KOTABE, M.; MURRAY, J. Y. Global sourcing strategy and sustainable competitive advantage. Industrial Marketing Management. v. 33. p. 7-14. 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2003.08.004

LAMBERT, D. M.; COOPER, M. C. Issues in supply chain management. Industrial Marketing Management. v. 29, n.1. p. 65-83. 2000. http://doi.org/10.1016/S0019-8501(99)00113-3 DOI: https://doi.org/10.1016/S0019-8501(99)00113-3

LARGE, R. O. External communication behaviour of purchasers—effects on supplier management performance. Journal of Purchasing & Supply Management. v.11, n. 1, p. 28-41. 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pursup.2005.06.001

LEWIS, M. M. The drama of international business: Why cross-cultural training simulations work. Journal of European Industrial Training. v. 29, n. 7, p. 593-598. 2005. DOI: https://doi.org/10.1108/03090590510621072

LOESCH, C. Estatística descritiva e teoria das probabilidades. Blumenau, SC: Edifurb, 2008.

MALHOTRA, N. K. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson, 2005.

SAMARA, B. S.; BARROS, J. C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

SCHMIEDEL, T.; BROCKE, J. V.; RECKER, J. Which cultural values matter to business process management?: Results from a global Delphi study. Business Process Management Journal. v.19. n. 2, p. 292-317. 2013. DOI: https://doi.org/10.1108/14637151311308321

SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKY, P.; SIMCHI-LEVI, E. Cadeia de suprimentos: projeto e gestão: conceitos, estratégias e estudos de caso. Porto Alegre: Bookman, 2003. xvii, 328 p.

TORLONE, T. Why global sourcing, why now? 2010. Disponível em: < http://www.pwc.com . Acessado em: 29-de maio de 2014.

TRENT, R. J.; MONCZKA, R. M. Understanding integrated global sourcing. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management. v. 33, n.7, p. 607–629 p. 607-629. 2003. DOI: https://doi.org/10.1108/09600030310499286

VARMA, S.; WADHWA, S.; DESHMUKH, S.G. Implementing supply chain management in a firm: issues and remedies. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics. , v. 20, n. 3, p. 343-356, 2008. http://dx.doi.org/10.1108/135558508108900 .

Downloads

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Novello, M., & Gonçalves, R. B. (2018). Desafios para o comprador internacional. Revista Inteligência Competitiva, 7(4), 66–93. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i4.240

Edição

Seção

Artigos