INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM CENTRAIS DE NEGÓCIOS: proposição de Modelo Estruturante para Empreendimentos Coletivos e Redes Interorganizacionais

Autores

  • Frederico Cesar Mafra Pereira Professor do quadro permanente do Mestrado Profissional em Administração da FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG), Coordenador Adjunto do MPA FPL e Editor Associado Nacional da Revista Gestão & Tecnologia.
  • Rodrigo Baroni de Carvalho Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da PUCMinas.
  • Ricardo Vinícius Dias Jordão Professor do Mestrado Profissional em Administração da FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG)
  • Márcio Andrade Borges

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i2.255

Palavras-chave:

Central de Negócios, Inteligência Competitiva, Empreendimentos Coletivos, Redes Empresarias, Micro e Pequenas Empresas

Resumo

Este estudo aborda o contexto das Centrais de Negócios (CN) e a possibilidade de adoção da Inteligência Competitiva (IC) neste tipo de rede interorganizacional. O cenário econômico mais competitivo favorece o crescimento das CN como modelo de empreendimento coletivo, auxiliando na melhoria da competitividade dos pequenos negócios. A atividade de IC, antes voltada a grandes organizações, tem sido cada vez mais, objeto de interesse e de implantação no universo das pequenas empresas, e em modelos associativistas próximos à fronteira conceitual das Centrais de Negócios. A metodologia se baseou em estudo qualitativo-descritivo, via entrevistas realizadas junto a diretores de três CN atuantes no Estado de Minas Gerais. Os resultados apontam que as CN não possuem estruturas informacionais voltadas ao monitoramento do ambiente de negócios, não utilizam informações atualizadas e analisadas nos seus processos decisórios estratégicos, mas estão dispostas a investirem na atividade de IC. Ao final, propõe-se um modelo de estruturação da Inteligência Competitiva para Centrais de Negócios.

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Biografia do Autor

Frederico Cesar Mafra Pereira, Professor do quadro permanente do Mestrado Profissional em Administração da FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG), Coordenador Adjunto do MPA FPL e Editor Associado Nacional da Revista Gestão & Tecnologia.

Doutor e Mestre em Ciência da Informação (ECI-UFMG), Bacharel em Economia (FACE-UFMG), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (CEPEAD-UFMG). Professor permanente do Mestrado Profissional em Administração da FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG), e professor convidado em cursos de MBA, Especialização, Programas Executivos e Mentorias no IBMEC-MG e IEC PUCMinas.

Rodrigo Baroni de Carvalho, Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da PUCMinas.

Doutor em Ciência da Informação (UFMG/Universidade de Toronto, Canadá), Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da PUCMinas, Membro do Comitê Científico de Administração da Informação da Anpad, Editor da Revista Economia & Gestão.

Ricardo Vinícius Dias Jordão, Professor do Mestrado Profissional em Administração da FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG)

Mestre em Administração Estratégica (Fundação Dom Cabral) e Mestre em Contabilidade e Controladoria (UFMG), Professor do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), Pesquisador do Center of Advanced Studies in Management and Economics (UE), Portugal

Márcio Andrade Borges

Mestre em Administração pela FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG), Sócio Administrador da Mais Soluções

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

Mafra Pereira, F. C., Carvalho, R. B. de, Jordão, R. V. D., & Borges, M. A. (2018). INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM CENTRAIS DE NEGÓCIOS: proposição de Modelo Estruturante para Empreendimentos Coletivos e Redes Interorganizacionais. Revista Inteligência Competitiva, 8(2), 1–27. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i2.255

Edição

Seção

Artigos