INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E A RESILIÊNCIA EM EMPREENDIMENTOS SOCIAIS - Um Estudo Multicasos

Autores

  • Lúcia Regina Silveira Auozani Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, MT
  • Luiz Eufrásio da Costa Leite Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, MT
  • Priscila Rezende da Costa Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, MT
  • Lucimar da Silva Itelvino Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i3.257

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Resiliência, Empreendedorismo Social

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição da inteligência competitiva para a resiliência em empreendimentos sociais que prestam serviços a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. A Inteligência Competitiva (IC) por ser um processo dinâmico que aborda questões tanto de caráter econômico como social, na prospecção e monitoramento da gestão do conhecimento e informações, desempenha papel fundamental na inovação tecnológica das organizações. As organizações de cunho social também fazem uso de tecnologias de comunicação para coleta, análise e disseminação de informações referentes à sua área de atuação. Os empreendedores sociais cercam-se de todo o manancial possível e necessário de conhecimentos, tecnologias, capacidades e recursos para levarem suas organizações a alcançarem objetivos possíveis. Os dados utilizados foram de natureza secundária, pois foram utilizadas histórias de vida de empreendedores brasileiros considerados referência na geração de inovações sociais de impacto, segundo o Prêmio Empreendedor Social realizado pelo jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab.

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Biografia do Autor

Lúcia Regina Silveira Auozani, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, MT

Docente do Departamento de Administração

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

UFMT

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Publicado

2018-11-05

Como Citar

Auozani, L. R. S., Leite, L. E. da C., Costa, P. R. da, & Itelvino, L. da S. (2018). INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E A RESILIÊNCIA EM EMPREENDIMENTOS SOCIAIS - Um Estudo Multicasos. Revista Inteligência Competitiva, 8(3), 15–34. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i3.257

Edição

Seção

Artigos