DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NA GESTÃO DE UMA EMPRESA DE AVICULTURA DE POSTURA COMERCIAL

Cibely Delabeneta, Claudio Antonio Rojo

Resumo


O presente relato técnico tem como objetivo diagnosticar e propor mudanças para melhorar a gestão de uma empresa que explora a atividade de avicultura de postura comercial. Utilizando o instrumento de análise SWOT foi possível identificar os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades da empresa e assim propor algumas melhorias. Foram realizadas duas reuniões com os gestores da empresa, sendo a primeira para traçar o perfil e diagnosticar qual área apresentava a necessidade de intervenção de uma consultoria e coletar os dados necessários para a pesquisa. A segunda reunião para apresentar a análise SWOT concluída e as propostas de intervenção. Os setores que mais demandaram intervenção foram o departamento comercial e o de marketing. Foram propostas quatro intervenções, sendo a primeira de demonstrar a viabilidade do produto B e como estratégia para aumentar a sua produção e venda foram elaboradas as outras três intervenções focadas na primeira. A segunda intervenção propõe a contratação de um vendedor externo. As outras duas intervenções são relacionadas ao marketing que é pouco explorado pela empresa, e há duas oportunidades de melhoria. A primeira é de atualizar e divulgar a página na website e a segunda é de substituir a embalagem de papel por embalagem de isopor que comercialmente é mais atrativa.


Palavras-chave


Gestão; Estratégia; Análise SWOT; Gestão, Comércio; Strategy, SWOT Analysis, Management, Egg trading

Texto completo:

PDF

Referências


DANTAS, N. G. S. MELO, R. S. O método de análise SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana/PB. Caderno Virtual de Turismo, v.8, n.1, 118-130, 2008.

DYSON, R. G. Strategic development and SWOT analysis at the University of Warwick. European Journal of Operational Research, 152 p. 631-640, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE (2017) Produção da pecuária. Disponível em: Acesso em: 15 out. 2017.

PINHO, J. B. Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. Campinas: Papirus, 2001.

ROJO, C.; ZANINI, B. Diagnóstico e proposição de mudanças para melhoria na gestão de uma pequena empresa de produtos para saúde, higiene e limpeza. Revista Inteligência Competitiva, v. 4, n. 4, p. 26-37, 2014.

ROJO, C. A.; WALTER, S. A. Relato técnico: roteiro para elaboração. Revista Competitividade e Sustentabilidade, v.1, n. 1, p. 01-18, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.24883%2Fric.v8i3.279

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período: