TECNOLOGIAS MÓVEIS E REDES SOCIAIS NO MERCADO DE TRABALHO: Visão dos gestores organizacionais

João Batista Ferreira, Izabela Fernandes Flores

Resumo


Com esta pesquisa, procurou discutir e descrever os benefícios e malefícios do uso das redes sociais e do aplicativo WhatsApp no ambiente de trabalho, e relatar a visão dos gestores organizacionais sobre o assunto. Especificamente, comentar a importância do uso das redes sociais para a sociedade; demonstrar as finalidades de redes sociais no ambiente organizacional; identificar os benefícios e malefícios relacionados a redes sociais no mercado de trabalho, na visão dos gestores; identificar os benefícios e malefícios relacionados ao uso do aplicativo WhatsApp no ambiente de trabalho, na visão dos gestores. A metodologia desta pesquisa, quanto à natureza podemos dizer que é uma pesquisa aplicada, quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória, e quanto aos procedimentos qualitativa. Pesquisa de campo, utilizando para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com cinco (5) gestores de ramos de atividades diferentes, do município de Coromandel/MG, sobre a visão dos mesmos em relação ao uso das redes sociais e do aplicativo WhatsApp no mercado trabalho. Os resultados demonstraram que os gestores sabem que o avanço tecnológico, em especifico tanto as redes sociais como o aplicativo WhatsApp, são fatores que contribuem para as tomadas de decisões, auxiliam no operacional das empresas. Mas, o uso em demasia pelos funcionários prejudicam a produtividade e a qualidade nas prestações de serviços.


Palavras-chave


Empresas; WhatsApp; Percepção.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁBREGO, A. G.. MÍDIAS ON-LINE, UMA TENDÊNCIA? 2009. 34 f. Monografia (Especialização) - Curso de Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas – Fatecs, Brasilia, 2009.

ALMÉRI, T. M.; MENDES, A. de C.; MARTINS, L. F.; LUGLIO, R. G.. A Influência das Redes Sociais nas Organizações. Revista de Administração da FATEA – RAF, v. 7, n. 7, p. 132-146, ago./dez., 2013.

ALVES, A. G. LOPES, L. F. B.. O Impacto das Tecnologias Móveis na Sociedade. Revista de Pós-Graduação Faculdade Cidade Verde. v. 2, n. 1, Maringá, PR, 2016.

AMÂNCIO, M. F. da C.. Marketing Digital e as novas ferramentas para atrair o consumidor do Séc. XXI. TCC (Graduação em administração) FACECAP/CNEC Capivari, SP, 2009.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Texto, contexto e significados: Algumas questões na análise de dados qualitativos. Cad. Pesquisa, São Paulo, mai. 1983.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R.. Pesquisa Qualitativa: Análise de discurso versus análise de conteúdo. UFRGS, 2005.

CARVALHO, A. V.; SILVA, D. M. S. da; OLIVEIRA, M. R. S. da. Redes Sociais no Ambiente Profissional: fator de produtividade ou de distração?. ERBD, jan. 2012.

CARVALHO, A. P. P. de. Integração das novas mídias sociais à comunicação interna das organizações. T.C.C. (graduação em administração) Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T.. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: editora da UFTGS, 2009.

GODOY, E. M. dos S.; DAOLIO, R. P. G.. Porque as empresas devem estar na Internet. Revista Gestão em Foco, n. 09, 2017.

KOHN, K.; MORAES, C. H. de.O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, SP, ago./set. 2007.

LIRA, L.G. A utilização das redes sociais online como ferramenta educacional. Patos/PB, 2016.

MAINARDES, E. W.; FERREIRA, J.; RAPOSO, M.. Conceitos de estratégias e gestão estratégica: qual é o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes de gestão?. FACEF Pesquisa, Franca, v.14, n.3, p. 278-298, set./out./nov./dez. 2011

ORSOLI, F.. Marketing no Facebook. Sebrae, 2014.

PIESCO, J.. Impacto da internet sobre os hábitos culturais da população jovem em São Paulo. Centro de Pesquisa e Formação, n. 1, nov. 2015.

PISTORI, D. S. da S.; SOUZA, F. J. de; PEREIRA, N. L.. O Uso das Redes Sociais para Fins Pessoais no Ambiente de Trabalho: Uma Pesquisa de Opinião. Convibra, 2014.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed., Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REIS, B. S. S. Você tem whatsapp? Um estudo sobre a apropriação do aplicativo de celular por jovens universitários de Brasília. Brasília/DF, 2013.

SANTOS, V.L.C.; SANTOS, J. E. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.

SOUZA, F. I. de. Redes sociais e os impactos dessa inovação nas organizações: estudo de caso da rede corporativa “Comunidade de Negócios” da área comercial das empresas do Grupo Algar. Dissertação (Mestrado em administração) FUMEC, Belo Horizonte, MG, 2012.

TORRES, C.. Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas. 2010.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.24883%2Fric.v8i3.307

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período: