Julho a Setembro

Alfredo Passos

Resumo


Este número da Revista Inteligência Competitiva apresenta uma inovação além dos importantes artigos que sempre são publicados.

São apresentados dois estudos de caso sobre Inteligência Artificial – IA. O objetivo dessa publicação é o de incentivar à pesquisa científica dessa área no Brasil.

Atualmente, Inteligência Artificial – IA, faz parte das atividades humanas mais corriqueiras. Utilizações que parecem simples como do corretor ortográfico do smartphone que completa as palavras e frases que você escreve com mais frequência, até processos complexos de automação industrial.

Nesse caminho das máquinas que aprendem, estão os robôs.

Segundo dados da Federação Internacional de Robótica (IFR, na sigla em inglês) mostram que na Coreia do Sul, país que lidera o processo de automação, há 531 robôs para cada grupo de 10 mil trabalhadores na indústria como um todo.

Em Cingapura, no Japão e na Alemanha, a proporção é superior a 300. Na China está em 49, mas com previsão de chegar a 150 até 2025. No Brasil, empresários do setor de automação avaliam que há apenas 10 robôs para cada 10 mil trabalhadores na indústria.

Além dos dois estudos de caso, seis artigos que mostram o estado da arte em Inteligência Competitiva no Brasil e no mundo e um Relato Técnico Científico.

Boa Leitura


Palavras-chave


Editorial

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24883%2Fric.v8i3.313

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período: