Smart Campus e Analytics na Gestão de Instituições de Ensino Superior para Redução da Evasão e Promoção da Permanência

Autores

  • Biancca Nardelli Schenatz Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha Fundação Getúlio Vargas - FGV
  • José Luiz Carlos Kugler Fundação Getúlio Vargas - FGV

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i2.323

Palavras-chave:

Smart Campus, Smart Education, Analytics, Evasão e Permanência.

Resumo

A exemplo de uma cidade inteligente, um campus universitário possui dimensões que podem levar um estudante a querer permanecer ou não na instituição de ensino, dependendo das experiências que vivencia durante a sua graduação. Além do aspecto Educação, principal motivo de existência de um campus, existem aspectos relacionados diretamente com os alunos, como o aspecto Social, de Saúde e de Segurança, e aspectos que tornam os campi mais sustentáveis, como Edificações, Energia, Mobilidade e Recursos Naturais. O aspecto Gestão é fundamental para a promoção da permanência, além da Tecnologia, que integra todos os demais aspectos. A utilização de tecnologias emergentes como Analytics pelas instituições de ensino superior proporciona aos seus gestores condições favoráveis para o processo de tomada de decisão, a promoção da permanência e experiências institucionais integradoras à comunidade acadêmica. Este trabalho tem como objetivo explicar como o desenvolvimento das dimensões de um Smart Campus e o uso de Analytics podem contribuir para a redução da evasão e promoção da permanência dos estudantes no Ensino Superior. É fundamentado na Teoria da Integração do Estudante desenvolvido por Vincent Tinto, cujo modelo discute as configurações ideais de uma instituição de ensino superior para evitar a evasão. A presente pesquisa avança nesta questão, estendendo o modelo de Tinto para um contexto de Smart Campus, em que a análise de dados (Analytics) configura-se como uma poderosa ferramenta de apoio aos gestores para compreender o perfil de seus alunos, suas necessidades e na promoção da permanência.

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Biografia do Autor

Biancca Nardelli Schenatz, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

É Doutoranda em Administração de Empresas - Área de Concentração: Administração, Análise e Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP); Mestre em Engenharia de Produção - Área de Concentração: Inteligência Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialista em Tecnologia da Informação na Gestão Integrada de Negócios pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); Licenciada em Informática e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência profissional nas áreas Tecnológica, Administrativa e Educacional, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Gestão Pública, Engenharia de Produção, Educação a Distância, Metodologia da Pesquisa e Prospecção do Conhecimento. Atualmente é Professora do Magistério Superior no Departamento de Gestão Pública/Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto - MG.

Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha, Fundação Getúlio Vargas - FGV

Possui graduação em Administração (1987) e Informática (1982) pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenadora da divisão ADI da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD por 4 anos. É professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por 23 anos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: governo eletrônico, informática pública, sociedade da informação, administração pública e gestão de tecnologia da informação. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, 2013-2014.

José Luiz Carlos Kugler, Fundação Getúlio Vargas - FGV

Professor da FGV-EAESP e ESPM. Desenvolveu vários projetos e pesquisas em gestão estratégica, business plans, modelagem de indicadores, business intelligence e segmentação de clientes. Foi Diretor Presidente da Optimize Tecnologia; Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios na CTIS Tecnologia S/A; Latin America Director, Informix Software Corporation; Diretor Técnico, CPM Sistemas (São Paulo); Director of Professional Services, CPM Systems (Fort Lauderdale); e General Manager, Morgen Trading Company (New York), entre outros. Na área governamental, atuou em projetos estratégicos para o Governo do Estado de São Paulo, na área de segurança pública (processos bases de dados e modernização administrativa); foi consultor do BACEN para a gestão do conhecimento; foi assessor do Ministro Paulo Jobim Filho, quando orientou a elaboração dos indicadores de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi professor na Fordham University, New York; e na University of Pittsburgh, Pennsylvania. Foi membro fundador da Society for Information Systems. Foi conselheiro editorial do Journal for Global Information Systems. É autor de 3 livros. O mais recente é Competência Analítica: Conceitos e Estratégias para a Construção da Empresa Inteligente, Editora Saraiva, 2013.

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Publicado

2019-06-21

Como Citar

Schenatz, B. N., da Cunha, M. A. V. C., & Kugler, J. L. C. (2019). Smart Campus e Analytics na Gestão de Instituições de Ensino Superior para Redução da Evasão e Promoção da Permanência. Revista Inteligência Competitiva, 9(2), 82–101. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i2.323

Edição

Seção

Artigos