AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LATU SENSO EM GESTÃO DE EQUIPE E LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS

Maiara Silva das Neves, Neusa Maria Francisco Mendel, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Maria Emilia Camargo, Zaida Cristiane dos Reis

Resumo


Com o aumento da competitividade e com o comportamento volátil do mercado, notou-se a importância do capital humano nas organizações e, em virtude disso, criou-se a necessidade de encontrar pessoas aptas para liderar, motivar e conduzir a equipe de trabalho em prol dos resultados. Diante dessa oportunidade, muitos profissionais buscam fontes para adquirir qualificação e, uma delas, são os cursos de lato sensu. Nesse sentido, o presente estudo tem o propósito de analisar como o curso de lato sensu de Gestão de Equipe e Liderança tem contribuído no desenvolvimento de competências dos alunos. Para tal objetivo, foram feitas as análises quantitativa e qualitativa, tendo a pesquisa natureza exploratória e descritiva. Primeiramente, foi aplicado um questionário com os alunos que concluíram o curso em 2015 e com os que iniciaram em 2016; após essa etapa, foi organizado um grupo focal com os respondentes da turma de 2016 e foram propostas entrevistas com os gestores. Além desses recursos, também foram feitas duas observações em sala de aula. O curso de Gestão de Equipe e Liderança possui três pilares e, com a análise dos dados obtidos, notou-se que o pilar mais aprofundado foi o auto desenvolvimento. Em relação às competências, a capacidade de ouvir, a comunicação, a gestão de conflitos, juntamente com o autoconhecimento, foram as mais citadas pelos respondentes. Observou-se que as atividades que proporcionaram interações em sala de aula, como as dinâmicas, os debates e exercícios em grupo, segundo os alunos, foram as mais relevantes no processo de aprendizagem e, por esse motivo, as suas sugestões de melhoria foram relacionadas à inclusão de mais atividades práticas, proporcionando assim, maior contato com as atribuições de um líder.


Palavras-chave


Competências. Liderança. Lato sensu. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24883%2Fric.v9i3.326

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

                                                                              Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período