INFLUÊNCIAS DA HUMANIZAÇÃO DO MARKETING NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Simara Polli, Flavia Camargo Bernardi, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Maria Emilia Camargo, Josefer de Lima Souza, Tânia Craco

Resumo


O artigo reflete sobre a humanização das relações, abordando temas como comportamento, relacionamentos, mudanças e diferenciais do marketing humanizado, apresentando o ser humano como chave central. O artigo versa sobre as mudanças que possibilitam desenvolver relacionamentos empáticos, visando o bem-estar e a qualidade nos negócios, bem como uma nova forma de ver e fazer o marketing. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quanto aos objetivos, exploratória, com uma abordagem qualitativa, utilizando-se o método de levantamento de dados e entrevistas individuais e em profundidade. Os resultados mostram que humanizar os relacionamentos é um diferencial e oportuniza a preferência do cliente, o ser humano visto como único e especial, além de ser uma tendência entre os gestores que percebem que a humanização é uma oportunidade de negócio e lucratividade com responsabilidade para si próprio e com o próximo.


Palavras-chave


Marketing; Humanização; Comportamento

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DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v10i1.333

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