PROTÓTIPO DE UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA CLASSIFICAR O NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DE UMA MICROEMPRESA DE SERVIÇOS

Paulo Cesar Rodrigues Borges, Thiago Waltz Alves, Ana Carolina Barbosa Oliveira de Paula, Amilton Rodrigues da Costa

Resumo


O presente artigo objetiva aprofundar os conceitos e aplicações da Inteligência Artificial (IA), particularmente no que concerne à criação e aplicação dos Sistemas Especialistas (SE) ou Agentes Inteligentes (AI), na área de estratégias empresariais competitivas, em sentido amplo, e na RBV (Resource-Based Vision ou Visão Baseada em Recursos), em sentido estrito. A RBV é uma perspectiva da estratégia que explica a vantagem competitiva com fundamento nos recursos e competências distintivos de uma empresa, para oferecer valor aos seus clientes. A pesquisa foi aplicada em uma microempresa dos ramos de beleza e alimentação, situada na região de Brasília (DF). Foi aplicado um instrumento de coleta, contendo uma lista de recursos e capacidades genéricos e os quatro indicadores empíricos de potencialidade desses recursos, conforme Modelo VRIO de Barney e Hesterly (2007). Por esse enfoque referencial, foram identificadas as implicações competitivas e o respectivo desempenho econômico para os recursos afetos à empresa em estudo, de forma que ela se ponha em relevo em ambientes dinâmicos e competitivos de negócio. O objetivo da pesquisa consuma-se com a construção de uma base de conhecimento (BC) submetida ao Expert SINTA (UFC, 1998), dando origem ao SECoMiS (Sistema Especialista de Avaliação da Competitividade de uma Microempresa de Serviços), com a finalidade de alcançar os resultados do enfoque de referência (Modelo VRIO), com a maior similaridade possível.


Palavras-chave


Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Visão Baseada em Recursos (RBV), Gestão Estratégica, Microempresa.

Texto completo:

PDF

Referências


Barney, J. Firm resources and sustained competitive advantage. (1991). Journal of management, v. 17, n. 1, p. 99-120.

Barney, J. B. e Hesterly, W. S. (2007). Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 326p

Borges, P. C. R. (2003). Avaliação da similaridade semântica entre classes de entidades espaciais, representadas por uma ontologia ad-hoc. (Tese de Doutorado). Departamento de Ciência da Informação, UnB, Brasília, DF, Brasil. 385p.

Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-210.

Maçada, A. C., Freitas Jr. J. C. & Pinto, V. A. (2016). A Visão Baseada em Recursos nas Pesquisas de Sistemas de Informação no Brasil: Abordagens, Aplicabilidade e Direcionamento de Pesquisas. XL Conferência EnANPAD. Costa do Sauípe, BA, Brasil.

Prado, J. I. (2005). SEDRed – Sistema especialista de diagnóstico de falhas em redes de computadores. (Trabalho de Conclusão de Curso). Departamento de Engenharia, Curso de Engenharia da Computação, Centro Universitário IESB, Brasília, DF, Brasil.

Russell, S. N. P. (2003). Artificial intelligence: a modern approach. Pearson Education, Inc. New Jersey, USA, 1.081p.

Santos, G. O. B. (2008). Análise dos recursos internos à luz da RBV que geram vantagem competitiva para a empresa de sistemas de gerenciamentos empresariais situada na região da AMREC. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso). Departamento de Ciências Contábeis, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, SC, Brasil.

Setzer, V. W. (2015). Dado, informação, conhecimento e competência. (versão de 25 de maio de 2015. Recuperado de: https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html

Universidade Federal do Ceará (UFC). (1998). Departamento de Ciência da Computação – Laboratório de Inteligência Artificial. Manual do expert SINTA (versão 1.1): sistemas inteligentes aplicados.

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman Editora.




DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v10i1.345

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

                                                                              Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período