A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO MARKETING DIGITAL: UMA INVESTIGAÇÃO NO USO DO WHATSAPP E A RELAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO

Kássia Rayane Furtado Pereira, Nelson Nunes Tenório Junior, Mariana Santos Oliveira, Cláudia Herrero Martins Menegassi, Thiago Pereira Bento

Resumo


O WhatsApp tem sido amplamente utilizado no Brasil. Seja para uso pessoal como comercial, o uso acarreta diversas discussões para as empresas, como a privacidade de dados, produtividade dos colaboradores, assedio online, entre outros. Para fins comerciais, o WhatsApp tem se destacado como uma inovação e está se tornando um serviço de Instant Message (IM) frequentemente usado. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar como o WhatsApp está sendo utilizado pelas empresas na venda de produtos, oferta de serviços aos clientes e a relação do uso com os processos de criação e compartilhamento do conhecimento no contexto organizacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por publicações do tema e, posteriormente, conduzidas entrevistas em empresas de segmentos variados na cidade de Maringá-PR. Como resultado desta pesquisa, foi possível observar a importância que o WhatsApp tem desempenhado para as empresas no contexto atual e relacionar as características do uso com os processos da GC.


Palavras-chave


Uso comercial; processos da Gestão do Conhecimento; organizações

Texto completo:

PDF

Referências


Anglano, C. (2014). Forensic analysis of whats app messenger on Android smartphones.

Digital Investigation, 11(3), 201–213.

Bair, J., & Stear, E. (1997). Information management is not knowledge management. Gartner Group Research Note.

Bechina, A., Arntzen, A., & Ribiere, V. (2012). Is the emergence of social software a source of knowledge management revival? In: Leading Issues in Social Knowledge Management. United Kingdom: Academic Publishing Internacional Limited.

Buschmann, T., Melby, L., & Toussaint, P. (2013). Instant messaging at the hospital : Supporting articulation work ? International Journal of Medical Informatics, 82(9), 753– 761.

Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Charband, Y., Navimipour, N. J. (2016). Online knowledge sharing mechanisms: a systematic review of the state of the art literature and recommendations for future research. Information Systems Frontiers, 18(8), 1131-1151.

Dalkir, K. (2005). Knowledge Management in Theory and Practice. Burlington, MA:

Butterworth-Heinemann

Dalkir, K. (2011). Knowledge Management in Theory and Practice. Burlington: Elsevier. Dayani,

A., & Ariff, S. (2014). Convenience or Nuisance ? The ‘ WhatsApp ’ D ilemma. Social

and Behavioral Sciences, 155, 189–196.

Dhuvad, J. M., Dhuvad, M. M., & Kshirsagar, R. A. (2015). Have Smartphones Contributein the Clinical Progress of Oral and Maxillofacial Surgery ? Journal of Clinical an

Diagnostic Research, 9(9), 22–24.

Dolen, W. M. Van, Dabholkar, P. A., & Ruyter, K. De. (2007). Satisfaction with Online Commercial Group Chat : The Influence of Perceived Technology Attributes , Chat Group Characteristics , and Advisor Communication Style, Journal of retailing, 83(3), 339–358.

Echeverria, A., Nussbaum, M., Calderon, J., Bravo, C., & Infante, C. (2011). Face-to-face collaborative learning supported by mobile phones. Interactive Learning Environment, 19(4), 351-363

Expande Dream Blings. 65 Amazing WhatsApp Statistics and Facts (December 2018). Disponível em: https://expandedramblings.com/index.php/whatsapp-statistics/. Acesso em: 20 de fev. 2019.

Kotler, P.(2000). Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall

Mallmann, G. L., Maçada, A. C. G., Oliveira, M. (2018) The influence of shadow IT usage on knowledge sharing: An exploratory study with IT users. Business Information Review, 35(1), 17-28.

Messenger People. WhatsApp, WeChat And Facebook Messenger Apps – Global Messenger Usage, Penetration And Statistics. Disponível em: https://www.messengerpeople.com/global-messenger-usage-statistics/#Brazil. Acesso em: 18 de fev. 2019.

Moran, J. M. (2015). Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso

Nisafani, A. S., Wibisono, A., Imandani, S. K., & Wibowo, R. P. (2018). Developing Salesperson Performance Indicators on Instant Messaging Platform. Procedia Computer Science, 124, 239–246.

Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The knowledge-creating company: How Japanese companies create the dynamics of innovation. Oxford: Oxford University Press.

Okada, S., Souza, E. M. S. (2001). Estratégias de Marketing Digital na Era da Busca. Revista Brasileira de Marketing, 10(1), 46-72.

Resky, I. U., Biazzin, C. (2017). O impacto do WhatsApp em operações: vilão ou aliado? Revista de la Agrupación Joven Iberoamericana de Contabilidad y Administración de Empresas (AJOICA), 17, 84-92.

Parsons, A., Zeisser, M., & Waitman, R. (1998). Organizing today for the digital marketing of tomorrow. Journal of Interactive Marketing, 12(1), 31–46.

Pinto, D., Tenório, N., Bortolozzi, F. (2016). O Uso de Ferramentas Tecnológicas nos Processos de Gestão do Conhecimento. In: VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (CONBREBRO), Ponta Grossa: UTFPR-PG, p. 1-1.

Schäper, S., Thalmann, S. (2014). Technology Support for Informal Learninbile Work Situations. Multikonferenz Wirtschaftsinformatik, 844–854.

Tenório, N., Pinto, D., Vidotti, A. F., Oliveira, M. S.; Urbano., G. C.; Bortolozzi, F. (2017). Tool Based on Knowledge Management Process: An Interview Protocol to Gather Functional Requirements from Software Industry Experts. MATTER: International Journal of Science and Technology, 3(1), 45-54.

Tenório N., Pinto, D., & Bjørn, P. (2018). Accountability in Brazilian Governmental Software Project: How Chat Technology Enables Social Translucence in Bug Report Activities. Computer Supported Cooperative Work (CSCW), 27(3-6), 715-740.

Tenório N., & Bjørn, P. (2019). Online Harassment in the Workplace: The Role of Technology in Labour Law Disputes. Computer Supported Cooperative Word (CSCW), 28(3-4) 293-315.

Thompson, J. B.(1999) O Advento da interação mediada. A Mídia e a Modernidade: Uma

Teoria Social da Mídia. Petrópolis: Vozes.

Venas, M. D. M., & Lopes, R. A. A. (2016). Como a comunicação via aplicativo whatsapp está influenciando o relacionamento com os clientes. In:

Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI), Juiz de Fora, 1111-1127. Wiig, K. M.(1997) Knowledge Management: an introduction and perspective. The Journal of

Knowledge Management, 1(1), 6-14.

Yeboah, J., & Ewur, G. (2014). The Impact of Whatsapp Messenger Usage on Students Performance in Tertiary Institutions in Ghana. Journal of Education and Practice, 5(6), 157–164.




DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v9i4.354

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

                                                                              Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período