AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA PARA ABERTURA DE CANAL DE VENDA DE UMA FÁBRICA DE ARTES EM MADEIRA

Emanuel Campigotto Sandri, André Ricardo do Rosário Contani, Giovani Cruzara, Julia Mitsue Vieira Cruz Kumasaka

Resumo


O conceito de planejamento estratégico pode ser definido como um método com o intuito de diminuir riscos ao se prever o futuro a partir de um processo sistemático e contínuo. Nesse sentido, este relato técnico-científico teve como objetivo analisar a abertura de um novo canal de venda diante do planejamento estratégico e do contexto competitivo de uma empresa estabelecida na cidade de Cascavel, no Paraná. O método se baseou no estudo de caso único qualitativo e de natureza descritiva-explicativa, com entrevistas com o gestor. Acompanhou-se e auxiliou-se a implantação de um novo canal de venda derivada do planejamento estratégico da empresa, cujo desenvolvimento se baseou no uso de ferramentas de diagnóstico, como análise SWOT, e de análise de cenário. Como resultado, entende-se que a empresa está ciente dos seus pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades presentes no mercado e que poderão ser aproveitadas e das ameaças que deverão ser tratadas com cautela. Ainda que não esteja formalizado e registrado em um único documento escrito, o processo de planejamento estratégico foi conduzido e está acessível ao gestor para a definição dos cursos de ação da empresa.


Palavras-chave


Competitividade; Gestão Organizacional; Planejamento Estratégico; Gestão de Canais de Venda

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DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v10i4.368

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