Inteligência Competitiva No Ensino Superior: o uso das novas tecnologias e impacto nos indicadores de satisfação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v10i.371

Palavras-chave:

ensino superior, net promoter score, novas tecnologias

Resumo

O objetivo deste estudo de caso foi relatar as estratégias adotadas na gestão de um curso de graduação do ensino superior, mais precisamente na utilização das novas tecnologias de comunicação com os estudantes, a fim de notar o impacto das ações propostas nos indicadores de satisfação da instituição – o Net Promoter Score. A coleta de dados ocorreu em três momentos distintos entre 2018 e 2019, e os procedimentos para o desenvolvimento da satisfação dos estudantes se basearam em três premissas: aumento do número de canais de comunicação; redução do tempo de espera para o atendimento presencial e online; compartilhamento de notícias positivas relacionadas ao curso via redes sociais. A análise mostrou uma evolução de 65 pontos percentuais (de -21% para 44% no NPS) entre os anos 2017 e 2019. Como consideração final, a estratégia adotada revela apenas parte das variáveis que podem explicar o sucesso do caso nos indicadores, portanto, outras análises e métodos podem e devem ser realizados a fim da melhor compreensão deste universo.

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Biografia do Autor

André Luis Aroni, LEPESPE - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (UNESP - Rio Claro/SP).

Pós-doutor e Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP, com bolsa CAPES no país e PDSE na Florida State University - Estados Unidos; Mestre em Treino Desportivo pela ULHT de Lisboa - Portugal; MBA em Gestão Educacional e Docência no Ensino Superior pela UniMetrocamp; Especialista em Fisiologia do Exercício e Atividade Motora Adaptada pela UNICAMP; Licenciado pleno em Educação Física pela PUCCAMP. No campo profissional, é o atual coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera de Campinas/SP; Professor Adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física, Dança, Fisioterapia e Psicologia da UniMetrocamp Wyden com as disciplinas Psicologia Geral e Gestão em Saúde; Professor convidado no curso de Pós-graduação em Psicologia do Esporte da Estácio de São Paulo. Membro do Laboratório de Psicologia do Esporte da UNESP desde o ano de 2011. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da UniMetrocamp Wyden no mandato 2016-17. Parecerista das revistas Coleção de Pesquisa em Educação Física (1981-4313) e Cientefico (1677-1591). Tem interesse na área de Psicologia, principalmente nos temas: pico de desempenho humano; novas tecnologias e impactos no comportamento humano.

Vivian De Oliveira, * LEPESPE – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (UNESP-Rio Claro/SP) * Centro Universitário IESB (Brasília/DF)

Bacharela em Educação Física pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro. Realizou intercâmbio acadêmico na Faculdade de Motricidade Humana (Universidade de Lisboa) em Lisboa, Portugal, cursando Ciências do Desporto. Mestra em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP-Rio Claro). Membra do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (LEPESPE) desde 2010.

Caroline Larissa Dos Santos Guiara, LEPESPE – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (UNESP-Rio Claro/SP)

Mestranda em Gestão de Empresas pela ULHT (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa - Portugal); Especialista no curso Executivo Junior pela FGV; Graduada em Administração de Empresas pela PUCCAMP e Gestão de Recursos Humanos pela UNIDERP. No campo profissional, atualmente é consultora financeira na CAISEP Assessoria Empresarial. Tem dezoito anos de experiência profissional na área de administração, com ênfase em finanças, contabilidade, contas a pagar e a receber.

Afonso Antonio Machado, LEPESPE – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (UNESP-Rio Claro/SP)

Licenciado em Educação Física pela PUC- Campinas (1976); graduado em Filosofia e Pedagogia; graduado em Psicologia (2018). Mestre (1985) e doutor(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, com a tese "Agressividade e ansiedade em atletas jovens"(1998). Foi editor-chefe da Revista MOTRIZ, presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, de 2006-08) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE)(2011-17), no IB/UNESP. Atualmente é editor-chefe do Brazilian Journal of Sport Psychology, consultor da Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercício e del Deporto, da Revista Movimento, da Revista Movimento&Percepção e da Coleção Pesquisa em Educação Física. Professor adjunto II na UNESP/ Rio Claro, em RDIDP. Atua na interface educacional, com ênfase nos temas: estados emocionais, identidade psicológica do esportista, gênero e masculinidade no esporte e lesões psicológicas esportivas. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Vice-presidente da ABEPEEX, na atual gestão. Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratório de Psicologia do Esporte, junto ao Prof. Dr. Duarte Araújo, da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa(08-09) e na Universidade do Minho, com Prof. Dr. António Rui Gomes (10-11). Bolsista PQ (2010-13).

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Publicado

2020-08-02

Como Citar

Aroni, A. L., De Oliveira, V., Guiara, C. L. D. S., & Machado, A. A. (2020). Inteligência Competitiva No Ensino Superior: o uso das novas tecnologias e impacto nos indicadores de satisfação. Revista Inteligência Competitiva, 10(2), e0371. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v10i.371

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