Inteligência competitiva no brasil: um panorama do status e função organizacional

Autores

  • Leonel Cezar Rodrigues Facesi/PPGA Uninove
  • Valéria Riscarolli
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i1.4

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Estratégia, Negócio, Competitive Intelligence, Strategy, Business

Resumo

A disponibilização de informações ambientais, dos cenários e entorno competitivo, é crítica para uma organização estabelecer um posicionamento efetivamente competitivo em seu entorno de operação. Ganhos em posicionamento, ajustes estruturais e alinhamento de processos são funções do uso adequado de informações certas e úteis. Assim, inteligência competitiva (IC) assume gradativamente um papel de importância estratégica para o remodelamento dos negócios e garantia da elasticidade corporativa. Busca-se aqui estabelecer um perfil da IC nas grandes corporações que atuam no Brasil. Para tanto, pesquisou-se exploratoriamente, numa amostra aleatória de 55 grandes empresas entre as 500 maiores do Guia das Maiores e Melhores - Exame 2004, por meio de um questionário estruturado fechado e um roteiro de entrevistas semi-estruturado. A pesquisa olhou o lócus funcional, objetivos, motivos, fontes, processos, usos, papel da TI e disciplinamento ético da IC nas organizações pesquisadas. Os principais resultados indicam grande incipiência na arquitetura, usos e função da IC nos negócios nas empresas pesquisadas. Apenas 11% delas possuem sistema de IC formalizado e estruturado. Poucas empresas usam a IC para suportar estratégias corporativas que possam garantir a sustentação da competitividade (benchmarking, recursos e capacidades especiais, análise SWOT). As principais conclusões indicam haver um pequeno número de empresas alinhadas com o conceito e funções da IC. Apesar de não haver um modelo predominante de IC no Brasil, o panorama mostra um princípio de modelagem do alinhamento interno das competências centrais e a IC como alimentadora, em grande parte, apenas de alternativas de diferenciação.

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Publicado

2011-04-10

Como Citar

Rodrigues, L. C., Riscarolli, V., & Almeida, M. I. R. de. (2011). Inteligência competitiva no brasil: um panorama do status e função organizacional. Revista Inteligência Competitiva, 1(1), 63–85. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i1.4

Edição

Seção

Artigos