Inteligência estratégica e informação Perfil profissional na era da web 3.0

Autores

  • Francisco Carlos Paletta Universidade de São Paulo
  • Edison Puig Maldonado Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i2.84

Palavras-chave:

Inteligência, Educação, Inovação, Ciência da Informação, Web 3.0, Informações sobre a Concorrência.

Resumo

Os recentes desenvolvimentos dos chamados países emergentes têm sido muitas vezes baseada em novos consensos, com valorização de acesso democrático de informações e promovendo a inovação. Destaca-se a importância da educação como uma ferramenta associada com a promoção do crescimento econômico, a geração de riqueza e distribuição de renda. No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologa, Inteligência Estratégica, e áreas afins, revisões de projetos pedagógicos são impostas devido a novas demandas de profissionais com habilidades multidisciplinares, compreensão e facilidade de lidar com ferramentas de tecnologia, sem limitações geopolíticas, e com diversidade cultural. Os profissionais desses programas devem estar preparados para atuar em setores estratégicos da sociedade moderna: produção, ensino e pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Atua nas áreas de ciência da informação, administração geração e uso da informação, gestão de dispositivos de informação, e bibliotecas digitais. Acumula experiência profissional e acadêmica de mais de 26 anos em tecnologia da informação, gestão da inovação e inteligência estratégica.

Edison Puig Maldonado, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

Doutor em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Atua nas áreas de física, ciência da computação, engenharia elétrica e engenharia biomédica. Acumula experiência profissional de mais de 25 anos em tecnologia da informação. Atualmente é docente do ensino superior e diretor técnico da AURESIDE – Associação Brasileira de Automação Residencial.

Downloads

Publicado

2014-07-15

Como Citar

Paletta, F. C., & Maldonado, E. P. (2014). Inteligência estratégica e informação Perfil profissional na era da web 3.0. Revista Inteligência Competitiva, 4(2), 1–10. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i2.84

Edição

Seção

Relato de Pesquisa