Psicologia escolar: visão dos psicólogos, alunos e docentes do instituto federal de educação do Rio Grande do Sul – IFRS

Autores

  • Alexandra Andreis Universidade de Caxias do Sul
  • Patrícia Boaria Universidade de Caxias do Sul
  • Simone Fonseca de Andrade Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
  • Deise Taiana de Ávila Dias Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i3.99

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Psicólogos, Alunos, Docentes, Instituição Púbica

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o papel da psicologia escolar em uma instituição de ensino público, por meio da atuação do profissional em psicologia, e o que essa prática reflete sobre os alunos, docentes e ao próprio profissional atuante. De caráter descritivo e exploratório, este estudo de caso envolveu entrevistas em profundidade, realizadas com as duas psicólogas da instituição, bem como a aplicação de survey auto administrada, através de questionários estruturados e com perguntas abertas, que foram aplicados a 15 alunos dos cursos técnicos e 15 docentes do IFRS do campus de Bento Gonçalves/RS. A análise dos resultados foi realizada através da análise de conteúdo. A pesquisa revelou que as atividades atribuídas ao psicólogo escolar, no instituto pesquisado, envolvem: orientação vocacional aos alunos; compreensão de suas dificuldades e anseios, considerando seu entorno social, familiar e afetivo; contribuição na formação didática dos professores e nas metodologias para a educação; e amparo em questões de ordem social, emocional e coletiva dos demais agentes que atuam na instituição. A diversidade de atribuições demonstra que o papel do psicólogo escolar ainda está se consolidando como agente de mudança no contexto do ensino.

 

Palavras-chave: Psicologia Escolar; Psicólogos; Alunos; Docentes; Instituição Púbica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Taiana de Ávila Dias, Universidade de Caxias do Sul

Administradora

Downloads

Publicado

2014-10-01

Como Citar

Andreis, A., Boaria, P., Andrade, S. F. de, Olea, P. M., & Dias, D. T. de Ávila. (2014). Psicologia escolar: visão dos psicólogos, alunos e docentes do instituto federal de educação do Rio Grande do Sul – IFRS. Revista Inteligência Competitiva, 4(3). https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i3.99

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>