Informação e Inteligência Estratégica como Vantagem Competitiva em Rede Varejista
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i4.104Palavras-chave:
Informação, Estudos de Usuário, Inteligência Estratégica, Organização do Conhecimento, Vantagem CompetitivaResumo
Este artigo estabelece um referencial teórico do uso da informação como agente de inteligência estratégica gerando vantagem competitiva na implantação de um Centro de Divulgação de Ofertas (CDO). São fatores importantes de implantação: a organização do conhecimento, o estudo do perfil do usuário, plano de serviços, estrutura organizacional, a identificação de problemas e propostas de soluções, além de análise dos fatores de risco. Uma rede varejista de Supermercados deve oferecer aos usuários objetivos claros quanto à sua missão, visão e valores. Estes elementos devem ser o reflexo da maneira operacional da organização e da gestão de seus processos. O usuário é aquele que utiliza de algum tipo de serviço, ou adquire alguma espécie de produto. O perfil do usuário retrata as características e os hábitos dos usuários, geralmente, tomada por meio de entrevistas, a fim de que a organização possa melhor direcionar suas atividades e seus produtos. O plano de serviços estabelece um conjunto articulado e estruturado de regras, que define os critérios e respectivas condições de aplicação, além de poder estabelecer valor agregado na prestação dos serviços. A estrutura organizacional é a forma como são divididas, organizadas e coordenadas as atividades da organização. A identificação de problemas é a primeira etapa do processo de avaliação e solução de problemas. Os fatores de riscos inerentes a operação estão relacionados à baixa demanda de produtos e o aumento do custo de armazenagem. Associado a isso está a necessidade de estabelecer estratégias que permitam melhor gerenciar o comportamento do usuário com objetivo de agregar valor ao mesmo e permitir a organização obter vantagem competitiva.
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