BUSINESS INTELLIGENCE COMO FATOR DECISIVO NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE MULTICASOS

Vanessa Caroline Lazaro Silva, Leonardo Augusto Amaral Terra

Resumo


As empresas atuantes no mercado necessitam constantemente enfrentar dificuldades que interferem em suas decisões e traçar seus objetivos estratégicos para superar essas dificuldades. O objetivo do presente estudo é analisar como o BI influencia na estratégia e no processo de tomada de decisão em empresas de grande porte, através de métodos qualitativos, utilizando-se de entrevistas estruturadas para realização de estudo dos casos analisados. Permitindo enxergar que o BI está diretamente ligado aos processos de tomada de decisão e pode proporcionar informações estruturadas sobre os processos e as situações em que as empresas se encontram, organizando assim de maneira coerente e coesa para um bom posicionamento estratégico.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBIERI, C. BI-business intelligence: modelagem e tecnologia. Axcel Books, 2001. ISBN 9788573231489.

______. BI2 - Business Intelligence: modelagem e qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. ISBN 978-85-352-4724-4.

BATISTA, E. D. O. Sistema de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

BEUREN, I. M. Gerenciamento da Informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. 1ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1998. ISBN 85-224-2012-2.

CAPUANO, E. A. et al. Inteligênica competitiva e suas conexões epistemológicas com gestão da informação e do conhecimento. Ciência da Informação, v. 38, n. 2, 2009. ISSN 0100-1065.

COSTA, C. Gestão estratégica de equipes comerciais. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes 2007.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 14ª Edição. Rio de Janeiro: Futura, 1998. ISBN 978-85-352-0352-3.

FORTULAN, M. R.; FILHO, E. V. G. Uma proposta de aplicação de business intelligence no chão-de-fábrica. Gestão & Produção, v. 12, n. 1, 2005. ISSN 0104-530X.

MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Artmed, 2004. ISBN 9788536301990. Disponível em: < http://books.google.com.br/books?id=cgbZQwAACAAJ >.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. São Paulo: Bookman, 2000. ISBN 9788573075410.

PONJUÁN DANTE, G. Aplicaciones de gestión de información en las organizaciones. El profesional de la información y su dominio de las técnicas y herramientas de gestión. Tesis de Doctorado. La Habana: Facultad de Comunicación, Universidad de la Habana, 2000.

PORTER, M. E. Competição: Estratégias Competitivas Essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

REGINATO, L.; NASCIMENTO, A. M. Um estudo de caso envolvendo Business Intelligence como instrumento de apoio à controladoria. Contabilidade & Finanças, v. 18, 2007. ISSN 1808-057X.

SEBRAE-SP. Doze anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. 2013.




DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v5i1.107

Apontamentos




 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesCRASPDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

                                                                              Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período