INTELIGÊNCIA COMPARTILHADA: UMA ANÁLISE ENTRE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Paula Assis Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i1.112

Palavras-chave:

Inteligência competitiva, Comunicação, Cultura organizacional, Compartilhamento de informações

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar e examinar como a área de inteligência competitiva pode auxiliar nas múltiplas áreas estratégicas da empresa, utilizando a comunicação para compartilhar conhecimento. O artigo está estruturado em três partes, sendo a primeira uma introdução sobre o tema escolhido contextualizando o leitor ao objeto de estudo e sua justificativa. A segunda parte é dedicada a revisão do referencial teórico disponível, levando em consideração literaturas relevantes ao tema, com foco específico em sistematizar o conhecimento científico disponível sobre o conceito de inteligência competitiva e sobre comunicação, abordando rapidamente o conceito de cultura organizacional. Na terceira parte são pontuadas as considerações finais, onde conclui-se que a literatura indica que a hipótese deste estudo se comprova: comunicar o conhecimento de forma efetiva entre as diversas áreas da empresa pode refletir na assertividade das estratégias e aumentar sua competitividade no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AYUB, Gustavo G. Integração de dados para a inteligência empresarial em tempo real. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. São Paulo, 2011.

FREIRE, Isa Maria. Barreiras na comunicação da informação. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 33-46.

FULD, Leonard M. Inteligência competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência e do mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

GOMES, Elisabeth. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Construção de um sistema de inteligência competitiva. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 111-123.

GROTTO, Daniela. O compartilhamento do conhecimento nas organizações. In: ANGELONI, Maria Terezinha (Coord). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2005. p 106-119.

LODI, Carlos Felipe G. Planejamento por cenários e inteligência competitiva: integrando seus processos para tomar decisões estratégicas mais eficazes. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 124-142.

MARCIAL, Elaine. O perfil do profissional de Inteligência Competitiva e o futuro dessa atividade no Brasil. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 242-254.

MARTINO, Luiz C. De qual comunicação estamos falando? In: HOHLFELDT, A.; MARTINO, LUIZ C.; FRANÇA, VERA V. (Org). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 11-39

MATOS, Gustavo G. Comunicação empresarial sem complicações: como facilitar a comunicação nas empresas, pela via da cultura e do diálogo. 2 ed. rev. e ampl. Barueri, SP: Manole, 2009.

PEREIRA, Rita de Cássia F. As redes como tecnologias de apoio à gestão do conhecimento. In: ANGELONI, Maria Terezinha (Coord). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2005. p 156-171.

PORTER, Michael. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.

REVISTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. v. 2, n. 3, p. 22-25, jul./set. 2012 - ISSN: 2236-210X

ROEDEL, Daniel. Estratégia e Inteligência Competitiva. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 67-86.

SIANES, Marta. Compartilhar ou proteger conhecimentos? Grande desafio no comportamento informacional das organizações. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 255-270.

SILVA, Anielson Barbosa. A gestão de sistemas organizacionais em ambientes turbulentos. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 195-210.

STAREC, Claudio. A dinâmica da informação: a gestão estratégica da informação para a tomada de decisão nas organizações. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 47-64.

STAREC, Claudio; GOMES, Elisabeth; BEZERRA, Jorge. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006.

VIANA, Francisco. Comunicação Empresarial de A a Z: temas úteis para o cotidiano e o planejamento estratégico. São Paulo, CLA Editora, 2004.

WEBGRÁFIA

CARDOSO, Onésio O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Rio de Janeiro. n. 40, p. 1123 - 44, nov/dez. 2006 - ISSN: 0034-7612. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n6/10.pdf>

RODRIGUES, Leonel C.; FERNANDEZ, Marcelo J. Alinhamento estratégico da tecnologia de informação e inteligência competitiva. REVISTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. São Paulo, v. 1, n. 3, p. 328-344, out./dez. 2011 - ISSN: 2236-210X. Disponível em: <http://www.inteligenciacompetitivarev.com.br/ojs/index.php/rev/article/view/20/40>. Acesso em: 03 jun. 2014.

Downloads

Publicado

2015-03-25

Como Citar

Barbosa, P. A. (2015). INTELIGÊNCIA COMPARTILHADA: UMA ANÁLISE ENTRE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO. Revista Inteligência Competitiva, 5(1), 55–67. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i1.112

Edição

Seção

Artigos