A EMPRESA ALFA E SUA ESTRATÉGIA PARA O SEGMENTO DE TRATORES: A BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA A PARTIR DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR)

Autores

  • Adriane Garippe Johann UFG - Universidade Federal de Goiás
  • Elenilton Rüdiger Johann Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
  • Elisângela Rüdiger Johann Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Luiz Carlos Duclós Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i2.114

Palavras-chave:

Visão Baseada em Recursos. Vantagem Competitiva. Estratégia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal identificar e fornecer uma explicação do desenvolvimento estratégico e a busca da vantagem competitiva na empresa Alfa, mais especificamente para o segmento de tratores agrícolas. Tendo em vista que as vantagens estratégicas normalmente são classificadas dentro de uma ou outra escola, este artigo buscou identificar e explicar, tendo a Visão Baseada em Recursos como referencial teórico. Na parte metodológica foram apuradas as vendas totais de tratores no mercado brasileiro, conforme a potência (hp) para se verificar como o mercado de tratores reagiu às alterações relacionadas à esta potência. Também foi levantado o volume total de tratores vendidos por todas as marcas no mercado brasileiro (TIV), bem como o volume total de tratores vendidos da empresa Alfa, no mercado brasileiro. Ainda foi realizada uma reunião informal com os responsáveis das áreas para discutir o desenvolvimento estratégico e como buscar a vantagem competitiva. A análise do desempenho da empresa Alfa, além de confirmar em seu comportamento a presença de capacitações, competências, habilidades e conhecimento organizacional, deixa claro os principais ensinamentos da VBR. Primeiro, as características do mercado quanto à dinâmica de seu comportamento, segundo quanto à utilização de seus recursos internos na obtenção de vantagem competitiva. Portanto, podemos concluir que o desenvolvimento estratégico da empresa Alfa, no período considerado, pode ser explicado pela VBR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Garippe Johann, UFG - Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Agronegócio

Elenilton Rüdiger Johann, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

Doutorado em Administração.

Elisângela Rüdiger Johann, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestrado em Desenvolvimento Regional

Downloads

Publicado

2015-06-19

Como Citar

Johann, A. G., Johann, E. R., Johann, E. R., & Duclós, L. C. (2015). A EMPRESA ALFA E SUA ESTRATÉGIA PARA O SEGMENTO DE TRATORES: A BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA A PARTIR DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR). Revista Inteligência Competitiva, 5(2), 1–16. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i2.114

Edição

Seção

Artigos