SOLUÇÕES BUSINESS INTELLIGENCE OPEN SOURCE NO SUPORTE À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Ana Virgínia A. G. Bertolini UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – UCS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA
  • Márcia Almeida Chiappin Diretora na América Latina Educacional Caxias do Sul e Região, Brasil
  • Vianei Roberto Mayolo Diretor na Mutirão - Caxias do Sul e Região, Brasil Diretor - FTSG - Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha
  • Fernanda Pauletto D’Arrigo Bolsista integral FAPERGS no programa de mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul
  • Paulo Fernando Pinto Barcellos Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Caxias do Sul, professor visitante no Programa MBA da Escola de Administração de Empresas da Marquette University, WI, EUA, professor convidado de programas de pós-graduação em outras universidades no Brasil e exterior.
  • Deise Taiana de Ávila Dias Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i2.116

Palavras-chave:

Open Source, Software, Tecnologia da Informação, Comunicação, Information, Communication Technology

Resumo

Uma das grandes condutoras das transformações no cenário competitivo econômico é a contínua evolução da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Na criação e manutenção de vantagens competitivas das organizações, softwares surgem como elementos-chave favoráveis aos processos estratégicos organizacionais. O objetivo do artigo é comparar os recursos disponíveis em quatro softwares de Business Intelligence (BI) open source identificados na literatura e assim, informar aos gestores das organizações que identificam a necessidade de utilizar ferramentas da TIC, dos recursos disponibilizados por estes softwares nas suas versões open source. A abordagem da pesquisa é qualitativa exploratória. Os dados foram coletados através de sites oficiais dos desenvolvedores desistemas de BI open source, fóruns de usuários, sites especialistas em softwares desta natureza e principalmente artigos científicos.  Os resultados sugerem que sistemas de BI open source podem ser uma opção viável para organizações inviabilizadas financeiramente de utilizar versões pagas destes softwares. Ainda, indicam que houve um crescimento do número de opções de soluções de BI, porém com limitações maiores nas suas versões open source.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Virgínia A. G. Bertolini, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – UCS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – UCS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA

Márcia Almeida Chiappin, Diretora na América Latina Educacional Caxias do Sul e Região, Brasil

formada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira (MG), Especialista em Controladoria. Atualmente, cursa Mestrado em Administração. É Diretora do Centro de Suporte Compartilhado da ALE desde julho de 2008, onde responde pelas áreas de Gestão de Pessoas, Financeiro, Contabilidade, T.I., Compras e Jurídico; também exerceu o cargo de Coordenadora de Planejamento e Gestão da Faculdade da Serra Gaúcha, Instituição pertencente à Rede ALE, de 11/2000 a 07/2008, responsável pelas áreas de Gestão de Pessoas, Financeiro, Contabilidade, Atendimento ao Aluno, Vendas, Jurídico, T.I., Manutenção, Registro Acadêmico e Biblioteca. Anteriormente trabalhou na Fundação Itabirana Difusora do Ensino em Itabira/MG por 6 anos. Somando os períodos citados, já são quase 20 anos de atuação na área da Educação em cargos de gestão.

Fernanda Pauletto D’Arrigo, Bolsista integral FAPERGS no programa de mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (2013). Atualmente, bolsista integral FAPERGS no programa de mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa de Gestão da Inovação. Interesse em pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento em Empresas Familiares.

Paulo Fernando Pinto Barcellos, Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Caxias do Sul, professor visitante no Programa MBA da Escola de Administração de Empresas da Marquette University, WI, EUA, professor convidado de programas de pós-graduação em outras universidades no Brasil e exterior.

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1962), especializações em Comércio Exterior pela Faculdade de Economia São Luiz (S. Paulo, 1974) e em Marketing pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado acadêmico em Administração pelo PPGA / UFRGS (1992) e doutorado em Engenharia de Produção (Sistemas da Qualidade) pela Marquette University, WI, EUA (1998). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Caxias do Sul, professor visitante no Programa MBA da Escola de Administração de Empresas da Marquette University, WI, EUA, professor convidado de programas de pós-graduação em outras universidades no Brasil e exterior, fundador da Marvel Internacional Assessores e Consultores A. Ltda. e sócio diretor da CFI América Latina Ltda., integrante do CFI Group, Inc. Tem experiência nas áreas de Administração e Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, gestão da mudança, estratégias organizacionais, desenvolvimento de novos negócios, gestão da qualidade de produtos e serviços e administração de recursos energéticos.

Downloads

Publicado

2015-06-19

Como Citar

Bertolini, A. V. A. G., Chiappin, M. A., Mayolo, V. R., D’Arrigo, F. P., Barcellos, P. F. P., & Dias, D. T. de Ávila. (2015). SOLUÇÕES BUSINESS INTELLIGENCE OPEN SOURCE NO SUPORTE À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL. Revista Inteligência Competitiva, 5(2), 40–59. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i2.116

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)