ESTRATÉGIAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA COMO SUPORTE À TOMADA DE DECISÃO

Autores

  • Vanessa Bolico da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i3.123

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Redes Hoteleiras, Gestão Estratégica,

Resumo

A crescente concorrência no mercado constitui uma das principais preocupações dos gestores. As forças competitivas assim como a semelhança de equipamentos e serviços oferecidos pelos empreendimentos podem representar ameaças, principalmente às empresas que não monitoram os ambientes externo (concorrencial) e interno em busca de vantagens competitivas e maior segurança na tomada de decisão. O presente artigo tem por objetivo principal analisar as ferramentas de Inteligência Competitiva utilizadas pelas redes hoteleiras no Sul do Brasil como suporte à tomada de decisão. Este estudo, de caráter exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou-se de questionário estruturado que subsidiou a coleta de dados e informações obtidos a partir dos gestores e empresários de hotéis de grande porte pertencentes a redes hoteleiras situadas no Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que as ferramentas de Inteligência Competitiva e as informações não estão sendo utilizadas de forma estratégica, no sentido de obter inteligência visando auxiliar o processo de tomada de decisão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Bolico da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

Pós Graduanda em Engenharia de Produção (PUC MINAS)

Graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

Downloads

Publicado

2015-09-22

Como Citar

Bolico da Silva, V. (2015). ESTRATÉGIAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA COMO SUPORTE À TOMADA DE DECISÃO. Revista Inteligência Competitiva, 5(3), 50–68. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i3.123

Edição

Seção

Artigos