APRENDIZAGEM E GERAÇÃO X e Y: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Fernanda Rocha Bortoluzzi Universidade de Caxias do Sul
  • Greice Daniela Back Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i3.169

Palavras-chave:

Aprendizagem, Gerações x e y, Organizações

Resumo

O objetivo deste trabalho é aprofundar a discussão sobre como as gerações X e Y aprendem no contexto organizacional, tendo em vista o cenário competitivo e a necessidade de desenvolvimento gerencial. Para isso utilizou-se a metodologia de uma revisão sistemática da literatura. Como base de dados para a pesquisa foram utilizadas os meta buscadores: web of science e scopus. Entre os resultados obtidos, dezoito estudos são referentes à temática pesquisada. Para a análise dos resultados os artigos foram categorizados em: e-learning, aprendizagem organizacional, estilos de aprendizagem e aprendizagem social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rocha Bortoluzzi, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul
(2015). Graduada em Psicologia pela UNIFRA (2005).

Referências

AGUIAR M., Psicologia Aplicada à Administração: uma introdução à psicologia organizacional, São Paulo, Atlas, 1989.

AHMAD, Mohd Amin; TARMUDI, Shafiee Md. Generational Differences in Satisfaction with E-Learning among Higher Learning Institution Staff. 3rd International Conference On E-learning (icel 2011), Indonesia, v. 67, p.304-311, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.11.333

ALSOP, R. The Trophy Kids Grow Up: How the millennial generation is shaking up the workplace. EUA: Jossey-Bass, 2008.

ALLERTON, H. E. Generation why. Training & Development, v. 55, p.1-56, nov 2001.

BANDURA, A. Social Foundations of thought and action: A social Cognitive Theory. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall Inc., 1986.

BATISTA, F. H. A. Grupos gerenciais e o comprometimento organizacional: um estudo em uma empresa metalúrgica de Caxias do Sul. Dissertação (Mestrado) – PPGA - UCS. Caxias do Sul, 2010.

BELL, J.A., Five generations in the nursing workforce: Implications for nursing professional development, Journal for Nurses in Professional Development, Scopus, pp. 205-210, 2013. DOI: https://doi.org/10.1097/NND.0b013e31829aedd4

BENSON, S. D. Generation gap. American Nurseryman. n.192, p. 4-10, 2000.

BRACE-GOVAN, J., More diversity than celebrity: A typology of role model interaction, Journal of Social Marketing, Scopus, pp. 111-126, 2013. DOI: https://doi.org/10.1108/JSOCM-05-2012-0079

CADMUS, E., Succession planning: Multilevel organizational strategies for the new workforce, Journal of Nursing Administration, Scopus, pp. 298-303, 2010. DOI: https://doi.org/10.1097/00005110-200606000-00004

CASTRO, A. A. Curso de revisão sistemática e metanálise. São Paulo: LED-DIS/UNIFESP, 2006.

CONNOR, Joseph P; TROENDLE, Karen. Perspectives on the Dental School Learning Environment: Putting Theory X and Theory Y into Action in Dental Education. Journal Of Dental Education, Texas, v. 72, n. , p.1436-1439, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2008.72.12.tb04621.x

COSTELLO, B; LENHOLT, R; STRYKER, J. Using blackboard in library instruction: Addressing the learning styles of Generations X and Y. Journal Of Academic Librarianship, Deland, v. 30, p.452-460, nov. 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2004.07.003

DE GUZMAN STRONG, C., CORNELIUS, L.A. Preparing the next generation in academic medicine: Recruiting and retaining the best, Journal of Investigative Dermatology,), Scopus, pp. 1018-1025, 2012. DOI: https://doi.org/10.1038/jid.2011.407

DIBELLA, A. J.; NEVIS, E. C. Como as Organizações Aprendem: Uma Estratégia Integrada voltada para a construção da Capacidade de aprendizagem. São Paulo: Educator, 1999. p. 228.

D'SOUZA, Newton; YOON, So-yeon; ISLAM, Zahidul. Understanding design skills of the Generation Y: An exploration through the VR-KiDS project.Design Studies, Columbia, v. 32, p.180-209, mar. 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.destud.2010.07.002

FLEURY, A., FLEURY, M. Aprendizagem e Inovação Organizacional, São Paulo: Atlas, 1997.

FORQUIN, J. C. Relações entre gerações e processos educativos: transmissões e transformações. Congresso Internacional Co-Educação de Gerações, São Paulo, SESC, outubro de 2003.

GALLO, Ana-maria. Beyond the Classroom Using Technology to Meet the Educational Needs of Multigenerational Perinatal Nurses. Journal Of Perinatal & Neonatal Nursing, Califórnia, v. 25, p.195-199, jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.1097/JPN.0b013e3182163993

HUMAN, D., TERBLANCHE, N.S., Who Receives What? The Influence of the Donation Magnitude and Donation Recipient in Cause-Related Marketing, Journal of Nonprofit and Public Sector Marketing, pp. 141-160, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/10495142.2012.680317

LANDER, C., Generations X & Y: Motivating and engaging young employees Canadian Consulting Engineer, Scopus, pp. 79-80, 2006.

MENDES, A. L. L.; FRACOLLI, L. A. Revisão sistemática de literatura e metassíntese qualitativa: considerações sobre sua aplicação na pesquisa em enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 771-779, out./dez. 2008 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400020

MILLER, S W. Teaching geriatrics to generation Y. American Journal Of Pharmaceutical Education, v. 68, n. 67, p.1-9, 2004. DOI: https://doi.org/10.5688/aj680367

NICHOLS, M. A theory of eLearning. Educational Technology & Society, 6, 2, 1−10, 2003.

NONAKA, I., TAKEUCHI, H., Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus,1997.

RHODE, J. F. Interaction equivalency in self-paced online learning environments: An exploration of learner preferences. The International Review of Research in Open and Distance Learning, 10, 1, 2009. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v10i1.603

ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi , jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001

RUAS, R. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R.; ANTONELLO, C.S.; BOFF, L.H. (orgs). Os Novos Horizontes da Gestão: Aprendizagem Organizacional e Competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SANDERSON, H. Using Learning Styles in Information Literacy: Critical Considerations for Librarians. The Journal of Academic Librarianship, v 37, n 5, 2011 DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2011.06.002

SANTOS, A. L. A geração Y nas organizações complexas: um estudo exploratório sobre as gestões dos jovens nas empresas. São Paulo: USP, 2011.

SCHUCK, Gloria. Tecnologia inteligente, operários inteligentes. Uma nova pedagogia para o local de trabalho high-tech. In: STARKEY,Ken (org.). Como as organizações aprendem. São Paulo: Futura, 1997.

SMOLA, K. W.; SUTTON, C. D. Generational Differences Revisiting Generational ork alues for the New Millennium. Journal of Organizational Behavior, v. 23, n. 4, 2002. DOI: https://doi.org/10.1002/job.147

SINCLAIR, Rose. Exploring Textiles Futures: Textiles And Fashion Education For Generation X, Y And Z, Negotiating The Digital Transition. 86th Textile Institute World Conference, Vol 2, Conference Proceedings, Hong Kong, p.1-137, 2008.

STEVENS, Roger J. G.; HAMILTON, Neil M. Is There a Digital Generation Gap for E-Learning in Plastic Surgery? Journal Of Surgical Education, Ireland, v. 69, p.344-349, jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsurg.2011.09.007

TAVANGARIAN, D., LEYPOLD, M. E., NÖLTING, K., RÖSER, M., VOIGT, D. Is e-Learning the solution for individual learning? Electronic Journal of e-Learning, 2(2), 273−280, 2004.

TRIACCA, L., BOLCHINI, D., BOTTURI, L., INVERSINI, A. Mile: Systematic usability evaluation for e-Learning web applications. AACE Journal, 12, 4, 2004.

VELOSO, E. F. R. et al. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações Y, X e Baby Boomers. In: Anais ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 32. Belo Horizonte, 2008. Belo Horizonte: ANPAD, 2008.

VENNE, Vickie L.; COLEMAN, Darrell. Training the Millennial Learner Through Experiential Evolutionary Scaffolding: Implications for Clinical Supervision in Graduate Education Programs. Journal Of Genetic Counseling, Salt Lake, v. 19, p.554-569, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s10897-010-9319-8

WENGER, E. Communities of Practice and Social Learning Systems. In: NICOLINI, D.; GHERARDI, S.; YANOW, D. Knowing in Organizations: A Practice-Based Approach. New York: M.E.Sharpe, 2003.

WILLIAMSON, K., BANNISTER, M, SULLIVAN, J., The crossover generation: Baby boomers and the role of the public library, Journal of Librarianship and Information Science, Scopus, pp. 179-190, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/0961000610368917

ZEMKE, R. O. Respeito às gerações. In: MARIANO, S. R. H.; MAYER, V.F (org.). Modernas práticas na gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, p. 51-55, 2008.

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

Bortoluzzi, F. R., Back, G. D., & Olea, P. M. (2016). APRENDIZAGEM E GERAÇÃO X e Y: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Inteligência Competitiva, 6(3), 64–89. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i3.169

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>