MARKETING ESTRATÉGICO: DA TEORIA A PRÁTICA EMPRESARIAL NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO

Autores

  • Luciano Augusto Toledo UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Adriana Beatriz Madeira UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Claudio Alberto Moraes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado doutora em administração e professor período integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i1.239

Palavras-chave:

Marketing. Marketing estratégico. Plano de Marketing

Resumo

o artigo se enquadra em um trabalho exploratório qualitativo que por meio do método do estudo de caso visa a estudar o marketing estratégico no contexto de uma empresa do setor de telecomunicações. A intenção do artigo é propiciar insights críticos a respeito da obrigação de se planejar as atividades de marketing. Toda investigação ocorreu no setor de telecomunicações do Brasil, mais exatamente na Motorola do Brasil. Finalmente o processo estratégico configura-se como um esforço permanente de ajuste e adequação de seus objetivos e recursos, competências e capacidades às oportunidades proporcionadas pelo ambiente de negócios em mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Augusto Toledo, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

doutor em administração e professor período integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Adriana Beatriz Madeira, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

doutora em administração e professor período integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Claudio Alberto Moraes, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

doutor em administração e professor período integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Referências

AMBRÓSIO, Vicente. Plano de marketing: um roteiro para a ação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DEMO, P. Metodologia Cientifica Em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

EISENHARDT, K. M. The Qualitative Researcher ’ s Companion Building Theories From Case Study Research. The Qualitative Researchers Companion, v. 14, n. 1967, p. 1–16, 2010.

FERRELL, O. C.; HARTLINE, M. Estratégia de Marketing. Pioneira Thomson,1a ed., 2005

FLYVBJERG, B. Five Misunderstandings About Case-Study ResearchQualitative Inquiry, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800405284363

GHOSHAL, Sumantra; TANURE, Betania. Estratégia e gestão empresarial: construindo empresas brasileiras de sucesso: estudos de casos. Rio de Janeiro: Elsevier 2004.

HART, S.; BAKER, M. J. The marketing book. 6th edition. Oxford, UK: Butterworth-Heinemann, 2007.

HARTLINE, M. D.; FERRELL, O. C. The Management of Customer-Contact Service Employees: An Empirical Investigation. Journal of Marketing, v. 60, n. 4, p. 52-70, 1996. American Marketing Association. DOI: https://doi.org/10.1177/002224299606000406

HOOLEY, G. J.; PIERCY, N. F.; NICOULAUD, B. Marketing Strategy and Competitive Positioning 4th Edition. [s.l.] Pearson/Prentice Hall, 2011.

HUGHES, A. M. Strategic database marketing: The Masterplan for Starting and Managing a Profitable, Customer-Based Marketing Program. New York: McGraw-Hill, 2005.

INVESTORS.MOTOROLASOLUTIONS.COM. EARNINGS & SEC FILINGS Disponível em:<http://investors.motorolasolutions.com/QuarterlyResults> acesso em outubro de 2016.

KOTLER, P.; KELLER, K. Marketing Management (13th Edition). New Jersey: Prentice Hall, 2008.

LAMB, C. W.; HAIR, J. H.; MCDANIEL, C. Segmenting and Targeting Markets. Chapter 8. Marketing. 10 ed. New Jersey: Cengage Learning, 2008.

LAMBIN, J.J.; CHUMPITAZ, R.; SCHUILING, I. Market driven management: strategic and operational marketing. New Jersey: Palgrave Macmillan, 2007.

MCKENNA, R. Real-time marketing. Harvard Business Review, v. 73, n. 4, p. 87-95, 1995.

NEWSROOM.MOTOROLASOLUTIONS.COM. BOARD OF DIRECTORS disponível em:<https://newsroom.motorolasolutions.com/executive-biographies/board-directors/ acesso em outubro de 2016

NEWSROOM.MOTOROLASOLUTIONS.COM. COMPANY OVERVIEW. Disponível em:<http://www.motorolasolutions.com/en_us/about/company-overview.html> acesso em outubro de 2016.

TOLEDO, G. L.; FORTES, W. G. Relações Públicas e marketing: uma abordagem estratégica. Revista de Administração, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 1-10, jul./set. 1989.

TOLEDO, L. A.; PERROTTA, K.; PETRAGLIA, J. Aspectos reflexivos do plano de marketing no âmbito das atividades de marketing. eGesta, v. 3, n. Abr-Jun, p. 74-100, 2007.

TOLEDO, L. A.; TOLEDO, G. L.; CAMPOMAR, M. C. Planejamento em Marketing e Confecção do Plano de Marketing: uma Análise Crítica. Revista Organizações e Sociedade, v. 13, n. Abr-Jun, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-92302006000200003

WILSON, A. M.; ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Services marketing. London: McGraw Hill, 2008.

YIN, R. K. Case Study Research: Design and Methods. Newbury Park: Sage Publications, 2003.

Downloads

Publicado

2018-04-10

Como Citar

Toledo, L. A., Madeira, A. B., Moraes, C. A., & de Almeida Prado, K. P. L. (2018). MARKETING ESTRATÉGICO: DA TEORIA A PRÁTICA EMPRESARIAL NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO. Revista Inteligência Competitiva, 8(1), 244–264. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i1.239

Edição

Seção

Estudo de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>