SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA POR MEIO DA ESCALA VALS-2: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS NA PLATAFORMA EBSCO ENTRE 1985 E 2016

Autores

  • Maurício Alves Rodrigues Pugas Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • José Jaconias da Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Departamento de Administração
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Eliane Herrero
  • Claudia Brito Silva Cirani Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i1.249

Palavras-chave:

Segmentação de Mercado, Segmentação Psicográfica, Escala VALS

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi analisar as publicações em ciências sociais aplicadas existentes na plataforma EBSCO que utilizam a escala VALS-2, no período de 1985 a 2016. O método utilizado foi a pesquisa bibliométrica. Considerou-se como parâmetros de análise a quantidade de publicações e sua distribuição no tempo, o volume de publicações por periódicos científicos, por autores, por instituições de ensino e por área de conhecimento. Os resultados apresentados demonstraram poucas publicações num período relativamente amplo (mais de 30 anos). Identificou-se visível concentração nas publicações nos periódicos norte-americanos e baixa concentração em estudos teóricos. Observou-se também a baixa produtividade individual, indicando que os pesquisadores que utilizam a escala VALS-2 não buscam, em suas pesquisas, aprofundar os conceitos teóricos que nortearam o criador da escala e que, provavelmente, seu uso esteja sendo restrito à mera operacionalização de variáveis.

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Biografia do Autor

Maurício Alves Rodrigues Pugas, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis. Doutorando em Administração do Programa de Pós Graduação em Administração da UNINOVE - 2015 (DINTER UNINOVE/UFMT), Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília em 2006, (UnB),Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Anhanguera-UNIDERP, Especialista em Metodologia e Gestão para EAD pela Anhanguera-UNIDERP, Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: clientes, fidelização, estágio supervisionado curricular e extracurricular, normas acadêmicas, projetos, administração, Administração de Sistemas de Informação, Competências Profissionais, Planos de Negócios.

José Jaconias da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Departamento de Administração

Doutorando do Curso de Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Especialista em Economia Solidária pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Graduado em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005). Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002). Tem Experiencia em ministrar aulas de logística e operações e também experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar e Extensão Rural.  Trabalhou como Professor na UNIC - Universidade de Cuiabá de 2007 à 2013 e na UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso de 2009 à 2013. Ingressou como Professor Assistente  do Curso de Administração da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (Campus de Cuiabá) no Segundo Semestre de 2013, Onde tem trabalho as disciplinas de Técnicas de Pesquisa em Administração. Tem pesquisado os temas de custo de produção rural e Inovação.

Evandro Luiz Lopes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pós-doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (2016), possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Atualmente é professor de Marketing do PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e professor de Métodos Quantitativos do MPA-GSS - Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Sistemas da Saúde na mesma universidade. Atua também como Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, ministrando as disciplinas de Administração de Marketing, Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional e Pesquisa de Marketing. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq além de atuar como parecerista para renomados periódicos acadêmicos. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no processo de decisão de compras e na avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor.

Eliane Herrero

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade São Marcos (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1993). Mestre em Administração, linha de pesquisa em Marketing, nas Faculdades Metropolitanas Unidas, com defesa da pesquisa prevista para dezembro de 2016. Atualmente é professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de São Paulo e revisora gramatical e tradutora (português-inglês-português) para periódicos na área de Administração e como autônoma.

Claudia Brito Silva Cirani, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo - ESALQ / USP (2009), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Atualmente é pesquisadora docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA / UNINOVE (Conceito CAPES 5). Tem experiência na área de Gestão da Inovação, atuando principalmente com políticas de inovação tecnológica, mecanismos públicos de incentivo à inovação empresarial, relação universidade-empresa, e inovação para sustentabilidade.

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Publicado

2018-04-10

Como Citar

Pugas, M. A. R., Silva, J. J. da, Lopes, E. L., Herrero, E., & Cirani, C. B. S. (2018). SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA POR MEIO DA ESCALA VALS-2: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS NA PLATAFORMA EBSCO ENTRE 1985 E 2016. Revista Inteligência Competitiva, 8(1), 108–126. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i1.249

Edição

Seção

Artigos