Estudo de embalagens em localidades estratégicas de produtos com base em suco de tomates

Autores

  • luciano augusto toledo UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Felix Hugo Aguero Diaz Leon UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i4.294

Palavras-chave:

atomatados, consumidor, clientes, embalagem, marketing, pesquisas, ponto de venda, supermercado.

Resumo

O presente estudo tem como intuito avaliar como a embalagem do molho de tomate influência na decisão de compra do consumidor no ponto de vendas, já que a partir dela se dá a primeira interação entre o consumidor e a empresa. Dessa forma, foi utilizada uma pesquisa qualitativa exploratória com o propósito de obter dados relativos à embalagem de molho de tomate e a percepção dos clientes sobre ela. Para a análise de dados foi desenvolvido um questionário de perguntas abertas, que foi distribuído e respondido de imediato, por clientes de alguns supermercados, no próprio ponto de vendas. Os resultados obtidos foram relacionados com o material utilizado como base no referencial teórico, gerando hipóteses a respeito da preferência do consumidor e da possível influência da embalagem na decisão de compra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

luciano augusto toledo, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

doutor em administração e professor periíodo integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Felix Hugo Aguero Diaz Leon, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

doutor em administração e professor periíodo integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Referências

A.ZEITHAML, Valerie; BITNER, Mary Jo. Marketing de Serviços: A empresa com foco no cliente. São Paulo: Artmed, 2003.

AGÊNCIA FIEP Investimento em Embalagens Ajuda a Ganhar Mercado:Especialistas mostram em workshop que empresas de qualquer porte podem encontrar nos materiais que envolvem seus produtos uma forma de vender mais. 2010. Disponível em: <http://www.agenciafiep.com.br/noticia/investimento-em-embalagens-ajuda-a-ganhar-mercado/>. Acesso em: 04/04/2016

BEZERRA, Alan André Aparecido et al. A importância da embalagem e rotulagem para produtos e empresas. Brasil: G–Faculdades Nobel, 2015.

BISCOLA, Paulo Henrique Nogueira; SANTOS, Rubens da Costa. Valor percebido pelos consumidores: um estudo exploratório em relação às lojas onde realizam compras de alimentos. Revista de Ciências da Administração, v. 10, n. 22, p. 104-127, set/dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n22p104

Bunge. Nossa História. Disponível em: <http://www.bunge.com.br/Bunge/Nossa_Historia.aspx>. Acesso em 03 mai. 2016.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

Chizzotti, A. (2006). Pesquisa em ciências humanas e sociais (8a ed.). São Paulo: Cortez.

CHURCHILL Jr., Gilbert A. e PETER, J. Paul. MARKETING: Criando valor para os clientes. 2. ed., São Paulo: Saraiva, 2003.

CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São. Paulo: Saraiva, 2003.

CHURCHILL, Gilbert A; BROWN, Tom J; SUTTER, Tracy A. Pesquisa Básica de Marketing. São Paulo: Norte-Americana, 2012.

COUGHLAN, A. L. et al. Canais de marketing e distribuição. Tradução Lucia Simonini.6ed. Porto Alegre:Bookman, 2002.

COUGHLAN, Anne T et al. Canais de Marketing: Estruturas e função. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.

CROCCO, Luciano; TELLES, Renato; ROCHA, Thelma. Decisões de Marketing: Os 4 Ps. 3. ed. Brasil: Saraiva, 2013.

DATRINO, Roberto Cezar. A embalagem e rotulagem como elemento de estratégia de marketing. Augusto Guzzo Revista Acadêmica. São Paulo: Faculdades Integradas Campo Salles, v. 3, 2001. Semestral.

EASTERBY-SMITH, M.; THORPE, R.; LOWE, A. Pesquisa Gerencial em Administração: um guia para monografias, dissertações, pesquisas internas e trabalhos em consultoria. São Paulo: Pioneira, 1999.

ETZEL, Michael J.; WALKER, Bruce J.; STANTON, William J. Marketing. São Paulo: Editora Makron Books Ltda, 2001.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

Fugini Alimentos. A Fugini. Disponível em: <http://www.fugini.com.br/fugini/>. Acesso em 03 mai. 2016.

GARCIA, Janaina Leonardo. Marketing de Serviços e de Varejo. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, Arilda S. A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, v.35, n.4, p.65-71, jul./ago.1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000400008

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades: Uma revisão histórica dos principais autores e obras que refletem esta metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: RAE artigos, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.

GRIFFIN, 2001 - CZINKOTA, MICHAEL R, et al. Marketing: As melhores práticas. trad. Carlos Alberto Silveira Netto Soares e Nivaldo Montingelli Jr. Porto Alegre: Bookman, 2001.

HERNANDEZ, José Mauro da Costa. Foi bom para você? Uma comparação do valor hedônico de compras feitas em diferentes tipos de varejistas. São Paulo: Revista de Administração Mackenzie, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712009000200002

HOOLEY, G. J.; PIERCY, N. F.; NICOULAUD, B. Marketing Strategy and Competitive Positioning 4th Edition. [s.l.] Pearson/Prentice Hall, 2011.

HUGHES, A. M. Strategic database marketing: The Masterplan for Starting and Managing a Profitable, Customer-Based Marketing Program. New York: McGraw-Hill, 2005.

KINNEAR, T.; BERNHARDT, K. L. Principles of marketing. Glenview: Foresman e Company, 1983.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Pretience Hall, 2006.

KOTLER, P.; KELLER, K. Marketing Management (13th Edition). New Jersey: Prentice Hall, 2008.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed., São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: analise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. 9. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços. 2. ed., São Paulo: Atlas, 2000.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. MARKETING: Conceitos, exercícios, casos. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2001.

LEVITT, T. A imaginação de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

LIMEIRA, T. M. V. Administração de Produtos. In: Sergio Roberto Dias. (Org.). Gestão de Marketing. 1ed.São Paulo: Editora Saraiva, 2003, v. 1, p. 95-123.

LIRA, Waleska Silveira et al. Processo de decisão do uso da informação. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 64-80, Aug. 2007 . DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362007000200005

MADRUGA, R. et. al. Administração de marketing no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

MAGALHÃES, Everton. A primeira impressão é a que fica: por que investir numa boa embalagem? 2012. Disponível em: <http://mwiter.com.br/seu-produto-tem-um-rostinho-bonito/>. Acesso em: 05/04/2016

MATTAR, Fauze Najib. Administração de Varejo. : ED CAMPUS, 2011.

MCCARTHY, E. J. ; PERREAULT JR., W. D. Marketing essencial. São Paulo: Atlas, 1997.

MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem: Curso avançado. 1. ed., São Paulo: Prentice Hall, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. 80 p.

MONROE, K. B.; KRISHNAN, R. The effect of price on subjective product evaluations. In Perceived Quality – how consumers view stores and merchandise. Lexington: Lexington Books, 1985.

MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. Curitiba: Anpad, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000400010

MURPHY, P. E.; ENIS, B. M. Classifying products strategically. Journal of Marketing, 1986. DOI: https://doi.org/10.2307/1251583

NEVES, JOSÉ Luís. Pesquisa Qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração. São Paulo, V. 1, N 3, 2 semestre, 1996.

OGDEN, James R.; CRESCITELLI, Edson. Comunicação Integrada de Marketing: Conceitos, Técnicas e Práticas. 2. ed. Brasil: Pearson, 2008.

OLIVEIRA, Albanita L. Metodologia do Trabalho Científico. 2011. Disponível em: <http://almetodob7.blogspot.com.br/2011/05/severino-antonio-joaquim.html>. Acesso em: 19/04/2016.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, relatórios monografias, dissertações e teses. 5 ed. São Paulo: Elsevier, 2010.

PELLEGRINO, Luciana. Embalagem. Disponível em: <http://www.abre.org.br/setor/apresentacao-do-setor/a-embalagem/>. Acesso em: 05/04/2016

PEREIRA, Rafael. TRABALHANDO OS 4 PS DO MARKETING: Também conhecido com o Mix de Marketing, os 4 P do marketing, que formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao mercado. Brasília: Administradores, 07/05/2012. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/>. Acesso em: 29/03/2016

PETER, J. Paul, OLSON, C. Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing, 8ª edição.rtMed, 09/2010.

PETER, J. Paul; OLSON, Jerry C. Comportamento do consumidor e estratégia de Marketing. 8ª edição. São Paulo: Mc Graw-Hill, 2009.

PIZZINATO, Andrea Kassouf et al. Marketing interno e cultura organizacional: um estudo de caso em empresas e multimarcas. : Revista de administração Mackenzie, 2004 DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712005/administracao.v6n1p80-105

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Pomarola. Produtos. Disponível em: <http://www.pomarola.com.br/brandchannel/produtos>. Acesso em 04 mai. 2016.

Porque investir em design, embalagens e rótulos. 2011. Disponível em: <http://franquiaempresa.com/2011/05/porque-investir-em-design-embalagens-e-rotulos.html>. Acesso em: 04/04/2016

Portal Cargil. Cargil investe em toda linha de produtos atomatados. Disponível em: <http://www.cargill.com.br/pt/noticias/NA3065313.jsp>. Acesso em 30 abr. 2016.

PORTER, Michael E.. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

Quero Alimentos. Quem Somos. Disponível em: <http://www.quero.com.br/quemsomos.htm>. Acesso em 03 mai. 2016.

Quero. Molhos. Disponível em: <http://www.quero.com.br/molhos/molhos.htm>. Acesso em 04 mai. 2016.

REICHEIT, Valesca Persh. Fundamentos de Marketing. 1ª. ed. São Paulo: Intersaberes, 2013

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Tecnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2007.

ROCHA, Marcos et al. Marketing: Novas Tendências. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

RUDELIUS, Kerin, Hartley, Berkowitz,. Marketing. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2011.

RUDIO, F. V.. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 27ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do Consumidor: Conceito e Casos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SANTOS, J.T. dos et.al. A embalagem e sua influência sobre o comportamento do consumidor. In: SEMAD – SEMANA DO ADMINISTRADOR. 22. 2002, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2002. p. 256 – 265.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo, 11th edição. Bookman, 01/2016.

STANTON, William J. Fundamento de Marketing. vol. 1., São Paulo: Pioneira, 1980.

Tarantella. Produtos. Disponível em: <https://www.tarantella.com.br/produtos/>. Acesso em 04 mai. 2016.

THEODORSON, G. A. & THEODORSON, A. G. A modern dictionary of sociology. London, Methuen, 1970.

VERGARA, S. C. (2005). Método de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

toledo, luciano augusto, & Leon, F. H. A. D. (2018). Estudo de embalagens em localidades estratégicas de produtos com base em suco de tomates. Revista Inteligência Competitiva, 8(4), 89–103. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i4.294

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>