MANUFATURA ENXUTA: METODOLOGIA A3, MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR E KAIZEN VOLTADOS À MANUFATURA ENXUTA

Autores

  • Bruno Barbieri Universidade de Caxias do Sul
  • Zaida Cristiane dos Reis Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patrícia Ganzer Faculdade CNEC Farroupilha
  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul
  • Vandoir Welchen Universidade de Caxias do Sul
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i4.296

Palavras-chave:

Manufatura Enxuta, Kaizen, metodologia A3,

Resumo

Este artigo buscou entender conceitualmente algumas ferramentas do Lean Manufacturing, tais como A3, Mapeamento de Fluxo de Valor e Kaizen, a fim de desenvolver uma metodologia que auxilie os empresários de empresas de pequeno e médio porte da região da serra gaúcha a alcançarema melhor produtividade, competitividade e, por consequência, lucratividade de suas organizações. O objetivo da pesquisa foi verificar qual estratégia operacional empresários utilizam atualmente e testar a metodologia desenvolvida a fim de entender sua aplicabilidade e aceitação entre os sujeitos pesquisados. Diante disso, por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva desenvolvida com o auxílio de questionários com três entrevistados dos ramos moveleiro, agrícola e de fundição, em que pretendeu-se verificar qual estratégia operacional esses empresários utilizam, a fim de testar a metodologia desenvolvida para entender sua aplicabilidade e aceitação entre os sujeitos pesquisados. Conclui-se que as empresas não adotam as práticas de manufatura enxuta na sua essência, mas demonstraram interesse em aplicá-las, pois entendem que seriam capazes de tornar a empresa mais competitiva e lucrativa.

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Publicado

2018-12-10

Como Citar

Barbieri, B., dos Reis, Z. C., Ganzer, P. P., Chais, C., Welchen, V., Matte, J., & Olea, P. M. (2018). MANUFATURA ENXUTA: METODOLOGIA A3, MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR E KAIZEN VOLTADOS À MANUFATURA ENXUTA. Revista Inteligência Competitiva, 8(4), 104–120. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i4.296

Edição

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