Julho a Setembro

Autores

  • Alfredo Passos Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i3.313

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Este número da Revista Inteligência Competitiva apresenta uma inovação além dos importantes artigos que sempre são publicados.

São apresentados dois estudos de caso sobre Inteligência Artificial – IA. O objetivo dessa publicação é o de incentivar à pesquisa científica dessa área no Brasil.

Atualmente, Inteligência Artificial – IA, faz parte das atividades humanas mais corriqueiras. Utilizações que parecem simples como do corretor ortográfico do smartphone que completa as palavras e frases que você escreve com mais frequência, até processos complexos de automação industrial.

Nesse caminho das máquinas que aprendem, estão os robôs.

Segundo dados da Federação Internacional de Robótica (IFR, na sigla em inglês) mostram que na Coreia do Sul, país que lidera o processo de automação, há 531 robôs para cada grupo de 10 mil trabalhadores na indústria como um todo.

Em Cingapura, no Japão e na Alemanha, a proporção é superior a 300. Na China está em 49, mas com previsão de chegar a 150 até 2025. No Brasil, empresários do setor de automação avaliam que há apenas 10 robôs para cada 10 mil trabalhadores na indústria.

Além dos dois estudos de caso, seis artigos que mostram o estado da arte em Inteligência Competitiva no Brasil e no mundo e um Relato Técnico Científico.

Boa Leitura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Passos, Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz, São Paulo, SP

Prof.Dr. Alfredo Passos, profdrpassos@gmail.com Doutor em Administração, Mestre em Comunicação e Mercado, Pós-Graduado em Marketing, Bacharel em Comunicação Social. Primeiro Profissional da América Latina a receber o SCIP Catalyst Award da Strategic and Competitive Intelligence Professionals - SCIP, USA, pela contribuição a área de Inteligência Competitiva no Brasil. Professor Universitário (Administração, Marketing, Inteligência Competitiva). SCIP Member. Autor de 7 livros; Articulista de Jornais, Revistas e Portais na Internet, além de Pesquisador de assuntos ligados a Inteligência Competitiva, Marketing (Mercado), Estratégia (Competitividade, Inovação). É autor dos seguintes livros: "Inteligência Competitiva Tecnológica, Novas Edições Acadêmicas, 2015 (Alemanha)", "Homem no Fogão e Mulher na Gestão. São Paulo : LCTE Editora, 2010. Ainda, "Inteligência Competitiva para pequenas e médias empresas", publicado em 2007; E a Concorrência...não levou! - Inteligência Competitiva para gerar novos negócios empresariais , publicado em 2006 e Inteligência Competitiva - Como fazer IC acontecer na sua empresa , publicado em 2005. Estes livros foram publicados pela LCTE Editora e Carreira e Marketing Pessoal: da teoria à prática. São Paulo:Negócio Editora, 1999. Mestre em Comunicação e Mercado, Bacharel em Comunicação Social pela Fundação Casper Líbero. Pós-graduado em Marketing pela ESPM São Paulo. Entre os seus cursos de especialização estão: Curso de Administração de Empresas (FGV - S. Paulo) e o Curso de Extensão em Marketing (FEA/USP). Certificado em Diagnóstico Empresarial pela AOTS - THE ASSOCIATION FOR OVERSEAS TECHNICAL SCHOLARSHIP, Japão. Foi Professor da Graduação (Projeto de Graduação ESPM) e dos Cursos de Férias da ESPM (Marketing Para Quem Não É Do Marketing e Inteligência Competitiva). Conferencista convidado do Ciclo de Palestras Paralelas da ExpoManagement em 2014, 2012, 2011, 2009, 2008, 2007 e 2006 (HSM) para realizar apresentações sobre Inteligência Competitiva. Conferencista, palestrante e mediador convidado para eventos diversos sobre Inteligência Competitiva, em organizações como: ECA-FEA/USP, ESPM, entre outras. Coordenador do Ciclo ESPM de palestras sobre Inteligência Competitiva. Editor Chefe da Revista Inteligência Competitiva. Membro das seguintes associações internacionais: Strategic and Competitive Intelligence Professionals - SCIP e International Association for Intelligence Education - IAFIE. Membro da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva - ABRAIC. Board Member - Journal of Intelligence Studies in Business. É Conselheiro da Rede Prestige Açores. Professor da Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz, CEO Atelier Brasil.

Downloads

Publicado

2018-11-05

Como Citar

Passos, A. (2018). Julho a Setembro. Revista Inteligência Competitiva, 8(3), i-v. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i3.313

Edição

Seção

Editorial