Controladoria em pequenas e médias empresas: Um levantamento da produção científica

Autores

  • Franciele de Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • Renato Breitenbach Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i2.317

Palavras-chave:

Controladoria, Pequenas e médias empresas, Artigos de contabilidade

Resumo

A controladoria é uma área de suma importância no processo de tomada de decisão e planejamento de cenários futuros, dentro das grandes empresas. Já no segmento de pequeno e médio porte, a controladoria ainda é um setor pouco expressivo. O objetivo deste trabalho é identificar as publicações acadêmicas existentes na área de controladoria voltadas para pequenas e médias empresas, com pontuação na CAPES A1, A2, B1 e B2. Após selecionados os artigos acadêmicos, serão classificados quanto as ferramentas de controladoria mais citadas, número de autores por artigo, titulação acadêmica dos autores, ano das publicações, artigos por instituição e perfil das instituições. A pesquisa é classificada como descritiva e quantitativa. O referencial teórico abordará as definições de controladoria, pequenas e médias empresas e a importância da controladoria para estas empresas. Concluiu-se que as publicações nesta área são escassas e a controladoria é pouco utilizada por esse segmento empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Breitenbach, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Contabilidade Gerencial e Finanças pela Universidade de Caxias do Sul. Professor da Universidade de Caxias do Sul de Administração e Ciências Contábeis. 

Referências

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 11. ed. São Paulo. Atlas, 2015.

BARRETO, Maria da Graça P.. Controladoria na gestão: a relevância dos custos da qualidade. São Paulo. Saraiva, 2008.

BERTÃO, Naiara. Apetite inabalável. Revista Exame. São Paulo. nº 1168, p. 44-49, setembro 2018.

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Quem pode ser clientes. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/guia/quem-pode-ser-cliente/. Acesso em 31 ago 2018.

BRASIL. Lei Complementar N° 123, de 14 de setembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp123.htm > Acesso em 11 de setembro de 2018.

DIESSE. Anuário do trabalho nos pequenos negócios: 2015. Brasília. DIESSE, 2017.

FERRONATO, Airto João. Gestão contábil-financeira de micro e pequenas empresas: sobrevivência e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo. Atlas, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa socail. 6. ed. São Paulo. Atlas, 2008.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em 15 out 2018.

NASCIMENTO, Auster M.; REGINATO, Luciane. Controladoria – instrumento de apoio ao processo decisório. 2. ed. São Paulo. Atlas, 2015.

OLIVEIRA, Antonio Benedito S.. Controladoria: fundamentos do controle empresarial. 2.ed. São Paulo. Saraiva, 2014.

OLIVEIRA, Luís M. de; PEREZ Jr., José H.; SILVA, Carlos Alberto dos S.. Controladoria estratégica. 11. ed. São Paulo. Atlas, 2015.

PADOVEZE, Clóvis Luis. Controladoria estratégica e operacional. 3. ed. São Paulo. Cengace Learning, 2015.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo. Atlas, 2017.

SCHMIDT, Paulo; SANTOS, José Luiz dos; MARTINS, Marco Antônio dos S.. Manual de controladoria. São Paulo. Atlas, 2014.

SEBRAE. Em cinco anos, número de pequenos negócios crescerá 43%. Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Disponível em:<https://revistapegn.globo.com/ Empreendedorismo/noticia/2017/10/em-cinco-anos-numero-de-pequenos-negocios-crescera-43.html#>. Acesso em: 03 set. 2018.

SILVA, Antonio Carlos R da; MARRION, José Carlos. Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas. São Paulo. Atlas, 2013.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

Camargo, F. de, & Breitenbach, R. (2019). Controladoria em pequenas e médias empresas: Um levantamento da produção científica. Revista Inteligência Competitiva, 9(2), 102–112. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i2.317

Edição

Seção

Relato Técnico-Científico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)