A Influência do Auto-Monitoramento na Preferência do Consumidor Entre Marcas Locais e Globais Para Categorias de Produto na Matriz FCB

Autores

  • PAULO JOSÉ FELICIANO FERNANDES Universidade de São Paulo
  • LÍVIO MARUCCI PRADO Universidade de São Paulo
  • DANIEL JOSÉ TRINDADE PEPE Universidade de São Paulo
  • VINICIUS MENON SANTUCCI
  • LUIS PAULO PAGLIONI MARCONDES Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v2i1.32

Palavras-chave:

Marcas Globais,

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa sobre a relação entre o auto-monitoramento e a referência do consumidor entre marcas globais e locais para categorias de produtos no grid (matriz) FCB. Porém também mede a preferência do consumidor entre marcas globais e locais no mundo moderno já que as diferenciações entre ambas e suas características cada vez mais vão a direções ambíguas no mercado internacional. Dessa forma a intenção do estudo foi também ver até onde as pessoas se deixam influenciar por convicções e crenças, o que

ocasiona seu auto-monitoramento, em relação a marcas globais e locais.  Para tanto o estudo foi realizado com quatro categorias de produtos diferentes de cada um dos quadrantes do grid FCB (computadores, perfumes, chocolates, sabonete). Cada quadrante é formado através do cruzamento entre o nível de envolvimento e critério de compra (emocional ou pensamento). Dessa forma mediu-se o nível de auto-monitoramento e o grau de preferência entre marcas globais e locais do consumidor na região metropolitana de São Paulo, através de pesquisas qualitativas em um primeiro momento, e posteriormente através de pesquisas quantitativas.

Clique Aqui

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-09-14

Como Citar

FERNANDES, P. J. F., PRADO, L. M., PEPE, D. J. T., SANTUCCI, V. M., & MARCONDES, L. P. P. (2012). A Influência do Auto-Monitoramento na Preferência do Consumidor Entre Marcas Locais e Globais Para Categorias de Produto na Matriz FCB. Revista Inteligência Competitiva, 2(1). https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v2i1.32

Edição

Seção

Artigos Indicados