USO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA POR MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: estudo de caso nas empresas associadas à ACITA, Itabira(MG), Brasil

Autores

  • Frederico Cesar Mafra Pereira Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA, Minas Gerais, Brasil
  • Rodrigo Baroni de Carvalho Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da PUCMinas
  • Arnaldo de Ávila Quintão Professor da FUNCESI

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i3.334

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Empresas Inteligentes, Micro, Pequenas e Médias Empresas, Informações Estratégicas, ACITA

Resumo

A Inteligência Competitiva (IC) se destaca pela sua importância em épocas de incertezas, mudanças e competitividade constante, e pela sua forma estruturada e sistemática de lidar com as informações do ambiente interno e externo. Neste contexto, este estudo direciona-se às micro, pequenas e médias empresas (MPME) associadas à Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA) com o objetivo de analisar como buscam, analisam e utilizam as informações advindas do seu ambiente de negócios para suas estratégias. Para isso, foi realizado um estudo de caráter descritivo, utilizando-se das abordagens quantitativa e qualitativa, envolvendo 43 MPME associadas à ACITA. Os principais resultados demonstram que as MPME lidam com as informações nos seus negócios de forma não estruturada e não têm um processo formalizado e com tecnologia dedicada que suportem a tomada de decisão estratégica. Porém, demonstram ter iniciativas isoladas para tratativa das informações e afirmam que um processo estruturado de IC auxiliaria na busca de inovação e na melhor definição de suas estratégias de negócios.

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Biografia do Autor

Frederico Cesar Mafra Pereira, Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA, Minas Gerais, Brasil

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Professor há 17 anos, atualmente locado como Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração (MPA) do Centro Universitário UNA, na linha de pesquisa Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade, com foco em docência e pesquisa nos temas Inovação e Estratégia, Ecossistemas e Redes de Inovação, Empreendedorismo e Inovação, Inovação e Desenvolvimento Regional, Novos Modelos Organizacionais, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento, Planejamento e Gestão Estratégica. Atua também como professor convidado em cursos de Pós-Graduação, Especialização, Programas de MBA, Cursos In Company e Programas Executivos e de Mentoria, em instituições como IBMEC-MG, IEC-PUCMinas e Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (Centro de Pesquisa e Pós-Graduação). Além da atuação como docente, atualmente é Sócio e Consultor Sênior da EmpresariALL Soluções em Gestão & Educação Corporativa, com experiência nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Marketing Empresarial e Pesquisa de Mercado, através da oferta de serviços de Consultoria, Mentoria e Assessoria, e Educação Corporativa para empresas de diversos segmentos e portes em nível nacional. Foi conteudista de Marketing da Exame,com durante os anos de 2012/2013, e editor associado nacional da equipe editorial da Revista Gestão & Tecnologia - Journal of Management & Technology, entre outubro de 2016 a maio de 2019. Atualmente produz conteúdo em mídias digitais e blogs de negócios, além de atuar como palestrante.

Rodrigo Baroni de Carvalho, Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da PUCMinas

Doutor em Ciência da Informação (UFMG/Universidade de Toronto, Canadá), , Editor da Revista Economia & Gestão

Arnaldo de Ávila Quintão, Professor da FUNCESI

Mestre em Administração pela FPL Educacional

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

Mafra Pereira, F. C., Carvalho, R. B. de, & Quintão, A. de Ávila. (2019). USO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA POR MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: estudo de caso nas empresas associadas à ACITA, Itabira(MG), Brasil. Revista Inteligência Competitiva, 9(3), 100–122. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i3.334

Edição

Seção

Artigos