INFORMAÇÃO E MODA NA ERA DO BIG DATA: COMO A INFORMAÇÃO DIGITAL INOVOU A MODA E TORNOU A MAIS COMPETITIVA

Autores

  • Maria Alice Campagnoli Otre Universidade de Marília (UNIMAR)
  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Universidade de Marília (UNIMAR) - Unesp
  • Tamires Guedes Ferreira Agência All Time

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i3.335

Palavras-chave:

Big Data, Informação, Inteligência Competitiva, Internet, Moda

Resumo

Analisa mudanças que ocorreram no campo da moda com a chegada do Big Data, visto que, com a chegada da internet, as informações tornaram-se mais disponíveis, facilitando a coleta de dados. Antes, fontes analógicas tornavam a coleta lenta, agora com a internet, o processo é extremamente rápido, tanto para as empresas quanto para os consumidores, acelerando o ciclo de consumo e demandando dessas empresas uma constante construção de novidades. Com o advento da Web Ubíqua, as bases de dados ganharam um enorme volume informacional e interpretá-las tornou-se novamente uma atividade complexa. Tecnologias como o Big Data passaram a ajudar as empresas do segmento da moda em seus processos de busca e construção de novas tendências. Neste cenário, a presente pesquisa apresenta-se o processo de Inteligência Competitiva como método que pode ser aplicado visando à construção de inteligências para o contexto da moda. Dessa forma, o presente artigo utilizou de pesquisa bibliográfica sobre os temas Big Data e Inteligência Competitiva sob o olhar da Moda, além de levantamento bibliográfico na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação” (Brapci), com o intuito de chamar atenção para futuras pesquisas que relacionem o uso da informação na moda frente ao Big Data, contribuindo para um cenário pouco explorado pela Ciência da Informação, como é o caso do universo da moda.

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Biografia do Autor

Maria Alice Campagnoli Otre, Universidade de Marília (UNIMAR)

Doutora e mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com pesquisas enfocando a comunicação popular, alternativa e comunitária. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Marília e graduação em Tecnologia em Produção Publicitária pela Unigran. É professora da Universidade de Marília, atuando no curso de graduação em Publicidade e Propaganda e professora dos MBAs em Marketing e Gestão empresarial. É membro do Núcleo de Pesquisa Comuni - Comunicação comunitária e Local, do POSCOM/Umesp, desde 2007. Foi coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP) e professora dos cursos de Moda, Pedagogia e Engenharia Civil da mesma instituição; assim como professora dos cursos de Pós-Graduação. Além disso, foi professora do Centro Universitário da Grande Dourados, atuando junto aos cursos de Jornalismo, Publicidade e Marketing e Tecnologia em Produção Publicitária e professora do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, discutindo divulgação científica e jornalismo científico. Atuou como assessora de comunicação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul entre os anos de 2009 e 2013.  Doutora e mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com pesquisas enfocando a comunicação popular, alternativa e comunitária. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Marília e graduação em Tecnologia em Produção Publicitária pela Unigran. É professora da Universidade de Marília, atuando no curso de graduação em Publicidade e Propaganda e professora dos MBAs em Marketing e Gestão empresarial. É membro do Núcleo de Pesquisa Comuni - Comunicação comunitária e Local, do POSCOM/Umesp, desde 2007. Foi coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP) e professora dos cursos de Moda, Pedagogia e Engenharia Civil da mesma instituição; assim como professora dos cursos de Pós-Graduação. Além disso, foi professora do Centro Universitário da Grande Dourados, atuando junto aos cursos de Jornalismo, Publicidade e Marketing e Tecnologia em Produção Publicitária e professora do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, discutindo divulgação científica e jornalismo científico. Atuou como assessora de comunicação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul entre os anos de 2009 e 2013. 

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília (UNIMAR) - Unesp

Pós-Doutorando pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Brasil, com período sanduíche em Westminster College Of Salt Lake City - Estados Unidos. Professor da Universidade de Marília (Unimar) - Marília, SP - Brasil.

Tamires Guedes Ferreira, Agência All Time

Atualmente é Web Writer na Agência All Time com experiência em desenvolvimento de conteúdos para mídias sociais. Tem experiência da área de e-commerce, validação de textos, aplicação e correção de conteúdos online. Realizou estágio na Agência de Moda da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP), onde desenvolveu projetos relacionados à desfiles, criação de roupas, personal stylist e organização de eventos.  Possui Pós- graduação em Marketing Estratégico pela Faculdade Católica Paulista (UCA) com desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso. Bacharel em Moda pela Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP).

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

Otre, M. A. C., Jorge, C. F. B., & Ferreira, T. G. (2020). INFORMAÇÃO E MODA NA ERA DO BIG DATA: COMO A INFORMAÇÃO DIGITAL INOVOU A MODA E TORNOU A MAIS COMPETITIVA. Revista Inteligência Competitiva, 9(3), 123–139. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i3.335

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