ANTECEDENTES DO ENGAJAMENTO DO CONSUMIDOR E O CONSUMIDOR ENGAJADO COMO GERADOR DE VALOR PARA A EMPRESA

Autores

  • Lucas Tartarotti Universidade de Caxias do Sul
  • Deise Taiana de Ávila Dias Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni Universidade de Caxias do Sul
  • Ana Cristina Fachinelli Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v10i1.365

Palavras-chave:

Engajamento, Intenção de compra, Indicações do consumidor, Influência do consumidor, Conhecimento do consumidor.

Resumo

É fundamental garantir que os consumidores estejam engajados. Assim, o tema desta pesquisa é o engajamento do consumidor como fator de geração de valor para a empresa. O problema de pesquisa que orienta o estudo define-se por quais as relações do engajamento do consumidor como gerador de valor para a organização? Portanto, o objetivo da pesquisa foi relacionar os construtos: engajamento do consumidor, envolvimento do consumidor, participação do consumidor, intenção de compra, indicações do consumidor, influência do consumidor e conhecimento do consumidor; em um modelo teórico proposto. Para o alcance deste objetivo, optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa teórica. Como resultado, apresenta-se o modelo teórico proposto do engajamento do consumidor como gerador de valor para as empresas, sendo a principal contribuição teórica do artigo. Como contribuição gerencial, destaca-se que identificação dos antecedentes do engajamento do consumidor as organizações podem gerenciar este engajamento nos seus próprios consumidores, buscando um desempenho organizacional superior.

 

Palavras-chave: Engajamento. Intenção de compra. Indicações do consumidor. Influência do consumidor. Conhecimento do consumidor.

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Biografia do Autor

Deise Taiana de Ávila Dias, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil. Bolsista PROSUP/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Bacharela em Administração pela Faculdade da Serra Gaúcha - Gestão de Negócios (2012). Tem experiência em administração de empresas, gestão financeira, gestão de custos e gestão de pessoas.

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Tartarotti, L., Dias, D. T. de Ávila, Toni, D. D., & Fachinelli, A. C. (2020). ANTECEDENTES DO ENGAJAMENTO DO CONSUMIDOR E O CONSUMIDOR ENGAJADO COMO GERADOR DE VALOR PARA A EMPRESA. Revista Inteligência Competitiva, 10(1), 74–87. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v10i1.365

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