Aprendizagem Interorganizacional: um estudo de caso na empresa Alfa

Alexandra Andreis, Cláudia Prantz, Fabiano Larentis, Deise Taiana de Ávila Dias

Resumo


O processo de aprendizagem interorganizacional está recebendo atenção pelas organizações, uma vez que dá suporte à estratégia e potencializa o desenvolvimento organizacional. Para alcançar esses objetivos, os gestores precisam interagir, promovendo sinergia em assuntos estratégicos e a troca de melhores práticas, o que pode incluir organizações diferentes. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo investigar, por meio de uma pesquisa qualitativa, como ocorre a aprendizagem interorganizacional por meio dos Comitês da empresa Alfa, mais especificadamente, o Comitê de Marketing. Foram aplicados questionários estruturados e autoadministrados, com perguntas abertas a quatro Gerentes de Marketing, integrantes deste Comitê. Os resultados mostraram que esses gestores percebem a importância da aprendizagem interorganizacional como uma forma de complementar e potencializar a aprendizagem organizacional e o alinhamento estratégico de todas as unidades do grupo.

 

Palavras-chave: Aprendizagem Organizacional; Aprendizagem Interorganizacional; Alinhamento Estratégico.


Palavras-chave


Aprendizagem Organizacional; Aprendizagem Interorganizacional; Alinhamento Estratégico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v4i2.57

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 Atelier Brasil
Rua Pe. Guilherme Pompeu, 01, Centro
06501-055, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
(e-ISSN 2236-210X – DOI 10.24883)

Contato institucional: profdrpassos@gmail.com.br



  Indexadores e Diretórios                    
             


SitesCRASPDOMÍNIO PÚBLICO CAPES l IAFIE l SCIP l IAFIE l USP l FMU  l ABRAIC SEER/IBICT  l ISSN l EventosANPAD l NormasABNT

 

                                                                              Visualização no Brasil e no Mundo por localização e período