Gerenciamento da capacidade produtiva e prática de estocagem: a percepção das empresas do setor da malha

Autores

  • Fernanda Lazzari Universidade de Caxias do Sul
  • Yura S. Fernandes Schimidt Fernandes Universidade de Caxias do Sul
  • Danilo Souza Ribeiro Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v3i4.73

Palavras-chave:

Gerenciamento, Capacidade produtiva, Percepção, Setor da Malha.

Resumo

A idéia do gerenciamento de estoques é fundamental para a otimização do processo produtivo de uma organização. Embasado nesse pensamento e devido ao fato de algumas empresas verem os estoques de produtos acabados como uma alternativa onerosa, e outras como uma oportunidade de se tornarem competitivas, o presente artigo tem por objetivo investigar os procedimentos da gestão do estoque das malharias da cidade de Farroupilha (RS). A pesquisa foi realizada através de um questionário, respondido de maneira virtual, composto de perguntas que abordavam os dados gerais da empresa e os métodos de controle da capacidade produtiva, com ênfase nas variações na demanda e na prática de estocagem. Os resultados apontam que o procedimento de estocar produtos acabados, na perspectiva de atender a uma demanda futura, é um recurso comum das empresas analisadas. Como conseqüência da pesquisa, constatou-se também que o setor apresenta inabilidade na utilização de métodos efetivos para o cálculo dos custos do estoque, o que deixa margem para estudos posteriores, que, com base na realidade do setor, possam propor métodos eficazes para suprir essa deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Lazzari, Universidade de Caxias do Sul

 

 

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Possui Licenciatura em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Licenciatura em Administração e Controle pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Bacharelado em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), graduação em Licenciatura em Economia e Mercado pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Atualmente é Professora e Coordenadora do mestrado em administração da Universidade de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora do doutorado em Administração em associação entre a Universidade de Caxias do Sul e PUCRS. Professora adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Pesquisadora do CNPq nível 1-C, no período de 1993-2002. Atualmente é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. E Extensão Inovadora do CNPq- Nivel 2. Gestora do Pólo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra. Seus principais interesses de pesquisa são: Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Controle Estatístico de Processo e Inovação Tecnológica.

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Lazzari, F., Fernandes, Y. S. F. S., Ribeiro, D. S., & Camargo, M. E. (2014). Gerenciamento da capacidade produtiva e prática de estocagem: a percepção das empresas do setor da malha. Revista Inteligência Competitiva, 3(4), 1–11. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v3i4.73

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>