Primeiro editorial de 2014

Autores

  • Alfredo Passos Silva FMU ESPM

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i1.89

Resumo

É com prazer que lhes apresento o número 1 do volume 4 de 2014. Nesta edição foram o primeiro artigo a ser aprovado foi o dos autores Lucas Silvestre de Carvalho, Fabio Antonialli, Rodrigo Marçal Gandia e Tonny Kerley de Alencar Rodrigues com o título Licação da estratégia do oceano azul em uma empresa de tecnologia da informação no agronegócio: o caso tbit onde aborda um estudo de caso realizado em uma empresa do setor de tecnologia da informação voltada para soluções no agronegócio que aplicou-se a estratégia do oceano azul nos processos de marketing e comercialização dos produtos da empresa. A metodologia se caracterizou como um estudo de caso realizado a partir de uma pesquisa descritiva, aonde entrevistas individuais com os gestores da empresa e análise documental foram utilizados como coleta de dados. Nosso segundo artigo vem com o título Big data: o novo desafio para gestão da autora Priscila Nesello e Ana Cristina Fachinelli – elas estudam o fenômeno definido como big data. Este fenômeno se refere a terceira época da era da informação e difere das outras épocas pois atualmente a análise pode ser realizada com dados em sua forma original, não estruturada, aumentando os níveis de previsibilidade de diferentes eventos. Nesta edição temos a publicação inédita de um relato de pesquisa totalmente em inglês do autor Francisco Carlos Paletta intitulada Competitive intelligence -  challenges and trends in Brazil que vem delineando a evolução da prática da inteligência no Brasil e por fim o autor Renato de Almeida Vieira e Silva vem trazer um estudo sobre o tíitulo Natura na França - uma abordagem mercadológica e intercultural, esse estudo tem por objetivo analisar o processo de expansão da Natura em mercados internacionais, especialmente na França, e mostrar as etapas, as oportunidades e os desafios mercadológicos, culturais, empresariais e estratégicos para a marca e seus produtos, em região de alta maturidade de consumo, grande tradição e sede de referências mundiais de sucesso na área de cosméticos e cuidados pessoais. O autor Francisco Jaime Quesado colabora com sua opinião sobre IC apresentou uma excelente visão sobre o papel que a “inteligência colectiva” tem nas organizações do futuro.

Agradeço e parabenizo aos autores que gentilmente se dispuseram a publicar seu material de estudo nesta revista e que sempre estão disposto a estudarem e a irem a fundo nesta disciplina. 

Boa leitura para todos.  
Editor Chefe

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Biografia do Autor

Alfredo Passos Silva, FMU ESPM

Alfredo Passos, Prof.Dr., profdrpassos@gmail.com, Doutor em Administração, Mestre em Comunicação e Mercado, Pós-Graduado em Marketing, Graduado em Comunicação Social. Primeiro Profissional da América Latina a receber o SCIP Catalyst Award da Strategic and Competitive Intelligence Professionals - SCIP, USA, pela contribuição a área de Inteligência Competitiva no Brasil. Professor Universitário (Administração, Marketing, Inteligência Competitiva). Autor de 5 livros; Articulista de Jornais, Revistas e Portais na Internet, além de Pesquisador de assuntos ligados a Inteligência Competitiva, Marketing (Mercado), Estratégia (Competitividade, Inovação). É autor dos seguintes livros: "Homem no Fogão e Mulher na Gestão. São Paulo : LCTE Editora, 2010. Ainda, "Inteligência Competitiva para pequenas e médias empresas", publicado em 2007; E a Concorrência...não levou! - Inteligência Competitiva para gerar novos negócios empresariais , publicado em 2006 e Inteligência Competitiva - Como fazer IC acontecer na sua empresa , publicado em 2005. Estes livros foram publicados pela LCTE Editora e Carreira e Marketing Pessoal: da teoria à prática. São Paulo:Negócio Editora, 1999. Mestre em Comunicação e Mercado (Fundação Casper Líbero). Pós-graduado em Marketing pela ESPM São Paulo. Entre os seus cursos de especialização estão: Curso de Administração de Empresas (FGV - S. Paulo) e o Curso de Extensão em Marketing (FEA/USP). Certificado em Diagnóstico Empresarial pela AOTS - THE ASSOCIATION FOR OVERSEAS TECHNICAL SCHOLARSHIP, Japão. Professor da Graduação (Projeto de Graduação ESPM) e dos Cursos de Férias da ESPM (Marketing Para Quem Não É Do Marketing e Inteligência Competitiva). Conferencista convidado do Ciclo de Palestras Paralelas da ExpoManagement em 2012, 2011, 2009, 2008, 2007 e 2006 (HSM) para realizar apresentações sobre Inteligência Competitiva. Conferencista, palestrante e mediador convidado para eventos diversos sobre Inteligência Competitiva, em organizações como: ECA-FEA/USP, ESPM, entre outras. Coordenador do Ciclo ESPM de palestras sobre Inteligência Competitiva. Editor Chefe da Revista Inteligência Competitiva. Membro das seguintes associações internacionais: Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP) e International Association for Intelligence Education (IAFIE). Membro da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC). Atuação como Professor Orientador do Trabalho de Conclusão/FGV Management e Professor da FACE - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Conselheiro da Rede Prestige Azores, Portugal. 

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Publicado

2014-04-28

Como Citar

Silva, A. P. (2014). Primeiro editorial de 2014. Revista Inteligência Competitiva, 4(1). https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i1.89

Edição

Seção

Editorial