Primeiro editorial de 2014
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i1.89Resumo
É com prazer que lhes apresento o número 1 do volume 4 de 2014. Nesta edição foram o primeiro artigo a ser aprovado foi o dos autores Lucas Silvestre de Carvalho, Fabio Antonialli, Rodrigo Marçal Gandia e Tonny Kerley de Alencar Rodrigues com o título Licação da estratégia do oceano azul em uma empresa de tecnologia da informação no agronegócio: o caso tbit onde aborda um estudo de caso realizado em uma empresa do setor de tecnologia da informação voltada para soluções no agronegócio que aplicou-se a estratégia do oceano azul nos processos de marketing e comercialização dos produtos da empresa. A metodologia se caracterizou como um estudo de caso realizado a partir de uma pesquisa descritiva, aonde entrevistas individuais com os gestores da empresa e análise documental foram utilizados como coleta de dados. Nosso segundo artigo vem com o título Big data: o novo desafio para gestão da autora Priscila Nesello e Ana Cristina Fachinelli – elas estudam o fenômeno definido como big data. Este fenômeno se refere a terceira época da era da informação e difere das outras épocas pois atualmente a análise pode ser realizada com dados em sua forma original, não estruturada, aumentando os níveis de previsibilidade de diferentes eventos. Nesta edição temos a publicação inédita de um relato de pesquisa totalmente em inglês do autor Francisco Carlos Paletta intitulada Competitive intelligence - challenges and trends in Brazil que vem delineando a evolução da prática da inteligência no Brasil e por fim o autor Renato de Almeida Vieira e Silva vem trazer um estudo sobre o tíitulo Natura na França - uma abordagem mercadológica e intercultural, esse estudo tem por objetivo analisar o processo de expansão da Natura em mercados internacionais, especialmente na França, e mostrar as etapas, as oportunidades e os desafios mercadológicos, culturais, empresariais e estratégicos para a marca e seus produtos, em região de alta maturidade de consumo, grande tradição e sede de referências mundiais de sucesso na área de cosméticos e cuidados pessoais. O autor Francisco Jaime Quesado colabora com sua opinião sobre IC apresentou uma excelente visão sobre o papel que a “inteligência colectiva” tem nas organizações do futuro.
Agradeço e parabenizo aos autores que gentilmente se dispuseram a publicar seu material de estudo nesta revista e que sempre estão disposto a estudarem e a irem a fundo nesta disciplina.
Boa leitura para todos.
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